SUBSÍDIOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS

Marcia Regina Carletto

Resumo


Pretende-se com este trabalho contribuir para a reflexão acerca da inserção da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) e de suas implicações para o Ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e ocorreu durante o desenvolvimento da disciplina Princípios Tecnológicos em cooperação com disciplinas das áreas de Ciências, Matemática, Português, História e Sociologia. A pesquisa teve como público-alvo alunos de cinco turmas do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino na cidade de Ponta Grossa - PR. A questão-problema que norteou o estudo e que serve de pano de fundo para a apresentação deste texto diz respeito às possibilidades da utilização do enfoque CTS para a implementação de um ensino diferenciado. As opções metodológicas foram definidas a partir de um planejamento participativo, da reflexão teórica e das limitações que foram sendo encontradas. Os resultados relacionam-se com ganhos qualitativos para a prática docente e para o Ensino de Ciências, como: integração curricular, elevado nível de motivação e participação dos alunos; evolução dos alunos em relação à capacidade de análise, argumentação e intervenção; maior compreensão sobre a natureza da ciência, do processo científico-tecnológico e de sua repercussão no meio social e ambiental.

Palavras-chave


ciência; tecnologia e sociedade; ensino de ciências; educação transformadora

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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