ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Lúcia Helena Sasseron, Anna Maria Pessoa de Carvalho

Resumo


Apresentamos uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Alfabetização Científica. Partimos da leitura histórica com o objetivo de compreender de que maneira esta idéia é discutida ao longo dos anos. Em seguida, procuramos identificar quais as habilidades que os autores apontam como necessárias de se ter desenvolvidas para classificar um indivíduo como alfabetizado cientificamente. O conceito é então estudado nos trabalhos que olham com mais atenção para o desenvolvimento da Alfabetização Científica em contextos de educação formal. Por fim, apresentamos os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica: linhas propositivas construídas a partir da análise da literatura e que devem ser consideradas quando do planejamento de propostas didáticas que tenham como objetivo promover condições e oportunidades para o desenvolvimento da Alfabetização Científica entre os estudantes.

Palavras-chave


alfabetização científica; educação; ensino e aprendizagem

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License