AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM TEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Sabrina Gabriela Klein, Diuliana Nadalon Pereira, Cristiane Muenchen

Resumo


A avaliação escolar, historicamente, é marcada pela lógica do controle técnico, baseada em mecanismos autoritários, por isso, romper com essa tradição é um desafio. Todavia, a perspectiva de reestruturação curricular da Abordagem Temática tem se apresentado como possibilidade para repensar a avaliação escolar, visto que é pautada em uma concepção de educação libertadora. Em articulação a essa perspectiva, os Três Momentos Pedagógicos vêm sendo utilizados nos contextos educativos e, neste sentido, este trabalho investiga de que maneira as teses e dissertações brasileiras vêm compreendendo e desenvolvendo seus processos avaliativos, baseados nos Três Momentos Pedagógicos articulados à Abordagem Temática.  Por meio de um processo de Análise Textual Discursiva, percebeu-se os Três Momentos Pedagógicos como uma possibilidade de avaliação, com características de uma avaliação emancipatória, pois é dialógica, problematizadora, crítica e possui função diagnóstica com o intuito de replanejamento da ação educativa. Além disso, evidenciou-se o potencial de avaliação processual que ocorre em todos os momentos do seu desenvolvimento, não estando reduzido ao último momento pedagógico.


Palavras-chave


Avaliação; Abordagem Temática; Currículo; Ensino de Ciências; Freire

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p375

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