A EVOLUÇÃO DE UMA PROFESSORA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-AMBIENTAL

Marlene Rios Melo, Alberto Villani

Resumo


A pesquisa tem como objetivo interpretar as mudanças nas crenças e na prática docente de uma professora comprometida em estimular seus licenciandos a adotarem as questões sócio-ambientais para o desenvolvimento dos conteúdos científicos nas salas de aula.  Trata-se de uma pesquisa-ação conduzida pela professora de uma Instituição particular de Ensino Superior (IES), com a colaboração de outros pesquisadores ao longo de quatro anos, utilizando como referencial interpretativo alguns conceitos de Melanie Klein e os Discursos do Professor, elaborados a partir de analogias com os Discursos de Lacan. A análise dos dados permitiu levantar as dificuldades, os impasses e os sucessos por ela encontrados ao longo da experiência, assim como caracterizar algumas mudanças em suas crenças educacionais e em sua prática docente. Como resultado do processo foi possível estabelecer indicadores sócio-ambientais que permitiram avaliar tanto a evolução da professora, quanto os projetos de ensino dos licenciandos.

Palavras-chave


professor-pesquisador; ensino de química; Química Verde; indicadores sócio-ambientais

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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