SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO COM A INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA

Aline Ribeiro Sabino, Maurício Pietrocola

Resumo


Este trabalho tem como objetivo mapear quais saberes docentes são necessários desenvolver a fim de que professores implementem sequências didáticas inovadoras no Ensino Médio. Para isso, analisamos dois docentes do Núcleo de Pesquisa em Inovação Curricular (NUPIC) na aplicação de uma sequência didática sobre Dualidade Onda-Partícula com seus alunos da 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas da região metropolitana de São Paulo. Por meio das gravações das aulas e à luz de Tardif (2002), criamos categorias que explicitam a ação didática ao longo do curso. A partir delas, investigamos episódios específicos, mostrando que o desenvolvimento dos saberes curricular e experiencial é crucial para que a inovação ocorra.


Palavras-chave


Ensino de Física; Formação de Professores; Saberes Docentes

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p200

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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