CONTRIBUIÇÕES AXIOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS AO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN

Lucken Bueno Lucas, Irinéa de Lourdes Batista

Resumo


A partir do papel essencial do tema “evolução biológica” na formação científica dos estudantes e a diversidade de problemas identificados na literatura da área para o ensino do mesmo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, que resultou em um estudo caracterizado por uma revisão teórico-metodológica a respeito do tema tratado, em uma síntese histórico-epistemológica com enfoque axiológico do Darwinismo, na elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e sua apreciação por professores de Biologia, e uma análise textual discursiva dessa apreciação. Com base nesse estudo, por conseguinte, discutimos as possíveis contribuições, para o ensino de Biologia, de propostas que introduzam e articulem aportes axiológicos, históricos e filosóficos no ensino de evolução biológica.

Palavras-chave


evolução biológica; sistemas axiológicos; História e Filosofia da Ciência; Epistemologia da Biologia; aprendizagem significativa crítica; sequência didática

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License