UM MODELO MULTIDISCIPLINAR PARA A ANÁLISE DO DISCURSO EM AULAS DE QUÍMICA

Ademir de Jesus Silva Júnior, Bruno Ferreira dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta um modelo de análise multidisciplinar para investigar as interações discursivas em aulas de Química. Utilizamos a teoria sociolinguística de Basil Bernstein, cujos conceitos permitem relacionar os microcontextos das interações em sala de aula com o contexto social mais amplo; os tipos de iniciação propostos por Hugh Mehan a partir da etnografia interacional; e a noção de abordagem comunicativa de Mortimer e Scott, que propicia caracterizar os gêneros do discurso de sala de aula. A união dessas diferentes perspectivas teóricas constitui o nosso modelo multidisciplinar, no qual relacionamos a análise dos graus de enquadramento e de classificação com os tipos de iniciação e de abordagem comunicativa, para explorar a interseção entre as dimensões interacional e epistêmica do discurso. Empregamos o modelo no estudo exploratório de práticas pedagógicas de quatro professores de Química, que ensinam em diferentes escolas. Por meio dessa análise e de seus resultados, pudemos caracterizar as relações existentes entre as distintas dimensões do discurso pedagógico do conhecimento químico, que sugerem que tanto a abordagem comunicativa quanto os tipos de iniciação são orientados pelo grau de classificação apresentado entre os diferentes tipos de conhecimento.


Palavras-chave


Modelo multidisciplinar; Interações discursivas; Ensino de Química

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p537

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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