A DIMENSÃO EPISTEMOLÓGICA DA NOÇÃO DE PROBLEMA NA OBRA DE VYGOTSKY: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Simoni Tormöhlen Gehlen, Demétrio Delizoicov

Resumo


Alguns estudos no ensino de ciências têm atribuído diversos significados ao termo problema, assim como tem se apoiado cada vez mais nas ideias de Vygotsky para configurar novas perspectivas educacionais. Investiga-se a função e a noção de problema na obra de Vygotsky e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem em ciências. Para tal, realizou-se um estudo das principais obras de Vygotsky utilizadas no ensino de ciências brasileiro, seguindo a análise textual discursiva. Destaca-se que a noção de problema na obra de Vygotsky está vinculada ao processo de humanização e, numa dimensão epistemológica, está relacionada com o objeto de conhecimento. Isto é, o problema assume um papel na gênese da criação e apropriação de signos, assim como é o mediador nas relações entre sujeito e objeto de conhecimento. Essa perspectiva coloca novas questões relativas ao currículo e ao programa de ensino de ciências, uma vez que é necessário considerar critérios que definem problemas a serem considerados em currículos escolares.

Palavras-chave


função do problema; mediação; ensino de ciências

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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