UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM UMA ESTRATÉGIA FLEXQUEST SOBRE RADIOATIVIDADE
Resumo
Este estudo apresenta uma pesquisa realizada em uma escola da rede privada da cidade do Recife – PE, Brasil, com 25 alunos, do 1° Ano do Ensino Médio. Um dos focos é avaliar a aplicação da estratégia FlexQuest sobre o ensino de radioatividade. A FlexQuest incorpora, dentro da WebQuest, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), que é uma teoria de ensino, aprendizagem e representação do conhecimento, objetivando a proposição de estratégias para aquisição de níveis avançados do conhecimento. Com uma abordagem qualitativa, foram realizadas intervenções de aplicação, tendo como eixo norteador, a análise das travessias de paisagem que os alunos conseguiram realizar no decorrer da realização das tarefas solicitadas. Os resultados obtidos revelaram que esta estratégia comporta recursos audiovisuais; e estes, possibilitam aprendizagem desde que incorporados em estratégias com uma proposta construtivista de ensino e aprendizagem. Neste sentido, percebeu-se a eficácia da FlexQuest na construção de conceitos introdutórios de radioatividade, bem como na motivação para o estudo do tema. Mostrando uma ferramenta baseada em situações reais, que possibilita os alunos desenvolverem o olhar crítico diante daquilo que se é transmitido pela televisão, compreendendo também o estudo da radioatividade.
Palavras-chave
Teoria da Flexibilidade Cognitiva; Radioatividade; FlexQuest
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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795