INTERAÇÕES EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NA PERSPECTIVA DA (RE)CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA MODALIDADE DE SITUAÇÃO DE ESTUDO

Lenir Basso Zanon, Clarinês Hames, Fábio André Sangiogo

Resumo


Este artigo analisa interações de licenciandos, professores do ensino médio e da universidade, num espaço de formação para o ensino de Ciências, com foco na problematização de abordagens interdisciplinares de situações vivenciais à luz de conhecimentos científicos. Na perspectiva de refletir sobre a concretização de mudanças no currículo escolar na modalidade de Situação de Estudo, foram planejados e desenvolvidos módulos de interação triádica entre os três grupos de sujeitos de pesquisa em aulas da licenciatura, com atenção à complexidade das relações entre saberes diversificados que integram os processos de construção do conhecimento escolar, na área. Registros em áudio, seguidos da transcrição da fala dos sujeitos de pesquisa, permitiram a construção e análise de resultados referentes às contribuições das interações na reconstrução dos currículos escolares. Graus de assimetria marcam as interlocuções dos sujeitos, contribuindo para uma formação docente enriquecida de reflexões e tematizações sobre aspectos formativos como: a concretização de mudanças curriculares, a constituição do ser professor, as dificuldades e inseguranças associadas à prática docente, a disciplinaridade e interdisciplinaridade no ensino, a visão do currículo como produção coletiva.

Palavras-chave


formação de professores; situação de estudo; reconstrução do currículo escolar; interações triádicas

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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