A CIRCULAÇÃO INTER E INTRACOLETIVA DE CONHECIMENTO ACERCA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E NA DOCÊNCIA DE FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Fábio Peres Gonçalves, Carlos Alberto Marques

Resumo


Investigou-se como o desenvolvimento profissional e a docência de formadores de professores de Química podem contribuir para a aprendizagem acerca da experimentação no ensino de Ciências/Química. Para tanto, procurou-se analisar o processo de apropriação do discurso em torno da “experimentação no ensino” de formadores de professores de Química atuantes em componentes curriculares de conteúdo específico e as propostas de professores de componentes curriculares integradoras da licenciatura em Química para a abordagem das atividades experimentais, na qualidade de um conteúdo próprio da formação inicial de professores. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco professores que lecionam em componentes curriculares de conteúdo específico e cinco professores de componentes curriculares integradoras. A interpretação das informações qualitativas se fundamentou principalmente na epistemologia de Ludwik Fleck, de modo especial na exploração da categoria circulação inter e intracoletiva. Os resultados corroboram com o argumento de que a aprendizagem acerca das atividades experimentais no ensino de Química pode ser mediada pela circulação inter e intracoletiva de conhecimentos acerca do assunto em questão e que tal circulação ocorre por meio de uma pluralidade de espaços e metodologias tanto no desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Química quanto na formação inicial dos futuros professores desta Ciência na educação básica.

Palavras-chave


experimentação; desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Química; docência na educação superior; ensino de Química

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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