INTERAÇÕES DOCENTES E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL

Aline Terra Salles, Marcelo Almeida Bairral

Resumo


O uso das tecnologias da informação e comunicação traz novas formas de envolvimento e motivação dos indivíduos. Essas tecnologias têm sido um importante veículo para compartilhar informações e constituir comunidades variadas.  Em razão disso, tornam-se necessárias análises da aprendizagem em ambientes virtuais. O objetivo principal do artigo está focado na análise de interações docentes no ambiente Virtual Math Team (VMT-Chat) em um problema da geometria do táxi. Estudamos a aprendizagem através das diferentes formas de participação dos indivíduos no ambiente. Os resultados mostram que a identificação dos diferentes tipos de interlocução (avaliativa, interpretativa, informativa ou negociativa) possibilita ao professor a criação de estratégias para contribuir com a continuidade do debate e para promover o desenvolvimento das ideias matemáticas emergentes nas interlocuções. A análise também ilustra como os docentes interagiram online, com uso da análise combinatória, sobre a métrica na geometria do táxi.

Palavras-chave


Ambiente virtual de aprendizagem; tipos de interlocução; aprendizagem docente; geometria do táxi

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License