ABORDAGEM TEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE ORIENTAM A ESCOLHA DE TEMAS NA SITUAÇÃO DE ESTUDO

Karine Raquiel Halmenschlager, Carlos Alberto Souza

Resumo


Este estudo enfoca a Situação de Estudo (SE), modalidade de currículo organizada a partir da abordagem de temas e balizada na abordagem histórico-cultural. Objetiva-se apresentar e discutir os principais aspectos considerados à escolha dos temas para a elaboração de SE em desenvolvimento no ensino médio de uma escola básica, explicitando-se os critérios adotados para a seleção das temáticas. A pesquisa tem natureza qualitativa, configura-se como um Estudo de Caso, em que foram utilizados como instrumento de pesquisa um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das informações obtidas foi realizada com base nos pressupostos da Análise Textual Discursiva, a partir de quatro categorias analíticas definidas a priori, quais sejam: contextualização, interdisciplinaridade, significação conceitual e problematização. Sinaliza-se que o principal critério para a escolha dos temas para a elaboração das SE é a questão conceitual, ou seja, alguns conceitos orientaram a escolha das temáticas.

Palavras-chave


abordagem temática; reconstrução curricular; situação de estudo ensino de ciências

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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