OS LUGARES DA MATEMÁTICA NA FÍSICA E SUAS DIFICULDADES CONTEXTUAIS: IMPLICAÇÕES PARA UM SISTEMA DE ENSINO INTEGRADO

Maria Cecília Pereira Santarosa

Resumo


Apresentam-se as descrições de trabalhos documentados na literatura científica que tratam das relações entre a Matemática e a Física em disciplinas introdutórias dos cursos de graduação em Física. Analisam-se as implicações destes estudos para uma pesquisa em andamento que investiga e desenvolve formas alternativas de abordagem dos conteúdos matemáticos da disciplina de Cálculo I, através da integração com conteúdos físicos da disciplina de Física I, com vistas à aprendizagem significativa destes conteúdos. Os artigos analisados foram distribuídos em quatro categorias: Relações entre a Matemática e a Física; Estratégias Articuladoras; Dificuldades com a Aprendizagem da Matemática e Problemas Originários da Formação Básica. Os resultados desta análise aliados aos resultados obtidos em etapas anteriores da pesquisa fornecem algumas diretrizes que podem guiar a metodologia de sistema de ensino integrado.

Palavras-chave


relações entre a Matemática e a Física; aprendizagem da Matemática na Física; formação matemática básica; ensino integrado; aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License