IMAGENS NA DISICPLINA ESCOLAR FÍSICA: POSSIBILIDADES DE LEITURA

Sheila Cristina R. Rego, Guaracira Gouvêa

Resumo


Neste trabalho nosso interesse foi problematizar a leitura de imagens impressas em sua relação com o texto escrito, na apresentação do conhecimento em Física, por estudantes do ensino universitário. Para isso, analisamos as leituras realizadas por estudantes quando colocados diante da possibilidade de estabelecerem relações entre texto e imagens que circulam em materiais de ensino de Física. Abordamos aspectos associados ao que entendemos por imagem, a algumas especificidades da linguagem científica, tanto a verbal como a imagética, e ao uso da imagem no ensino de ciências. Nossa análise indicou que um trabalho que envolva a relação texto verbal – imagem pode indicar como os estudantes lidam com a representação das realidades concreta e pensada, como eles transitam entre as duas formas de linguagem (científica e cotidiana), quais as suas preferências ao lidar com elementos científicos, a presença ou não de necessidades em ancorar a linguagem científica na linguagem cotidiana, entre outros aspectos.

Palavras-chave


imagem; Física; iconicidade; realidade; relação texto-imagem

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License