APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS SOBRE CIRCUNFERÊNCIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

Valdir de Sousa Cavalcanti, Abigail Fregni Lins

Resumo


O estudo da circunferência, devido sua importância, é um dos conteúdos mais ressaltados no currículo da Geometria Analítica. Entretanto, a complexidade dos conceitos relacionados a esse tema, aliada a fragmentação do conteúdo, dificulta o pensar do aluno de transformar problemas geométricos em resolução de equações, sistemas ou inequações. Com isso, neste artigo apresentamos um relato parcial de uma pesquisa de mestrado, de caráter qualitativo, a qual teve como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia alternativa usando a composição de paródias musicais na tentativa de contribuir para a aprendizagem dos conceitos sobre circunferência. Para isso, realizamos um estudo de caso com 36 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa foi embasada e discutida à luz da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Optamos pela técnica de triangulação para a análise dos dados, coletados a partir de entrevistas, questionários e lista de exercícios. Concluímos que o recurso composição de paródias favoreceu aos alunos melhor compreensão dos conceitos de centro, raio, corda e definição da equação geral da circunferência, assim como foram capazes de identificar as posições relativas que uma circunferência assume em relação à equação de uma reta e entre duas circunferências nos vários conceitos que as diferenciam. Portanto, podemos afirmar que a composição de paródia musical como recurso didático pode vir a contribuir com a aprendizagem de conteúdos matemáticos.

Palavras-chave


circunferência; ensino médio; situações adidáticas

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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