O CONHECIMENTO FÍSICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Lenir Abreu, Nelson Bejarano, Dielson Hohenfeld

Resumo


Mudanças na forma de conceber a aprendizagem apontam que professor como aprendiz é um constructo importante para o campo de formação de professores. Isto significa que esse profissional precisa ter oportunidade para aprender continuamente sobre a sua prática pedagógica, sobre os conteúdos científicos que deve ensinar e sobre como os alunos aprendem. No caso do ensino de ciências no Ensino Fundamental I essa discussão é profícua considerando que a formação inicial da maioria dos professores não lhes prepara para ensinar tal disciplina e, principalmente, ensinar utilizando a metodologia investigativa. Este trabalho analisa a influência de estratégias formativas baseadas na resolução de problemas relativos ao conhecimento físico na aprendizagem dos professores. Os dados foram coletados por meio dos registros de professoras que participaram de um curso de formação continuada, o qual teve como foco discutir o ensino de ciências na perspectiva da investigação. Para trabalhar com e não sobre os professores adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-ação como estratégia de conhecimento e método de investigação.  Concluímos que utilizar estratégias de resolução de problemas no processo de formação continuada de professores pode ser um recurso importante para possibilitar a aprendizagem da docência e dos conteúdos científicos que devem ser trabalhados com os alunos, além de aumentar a possibilidade de envolvê-los com a proposta e motivá-los para a ação. Mas para que isso aconteça é necessário oferecer uma formação contínua em longo prazo, na qual, além de vivenciar a resolução dos problemas como aprendizes, os professores possam também discutir coletivamente a sua prática.

Palavras-chave


formação de professores; ensino fundamental I; ensino de ciências investigativo; conhecimento físico

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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