UM ESTUDO EXPLORATÓRIO INTERNACIONAL SOBRE O DISTANCIAMENTO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

João Batista Siqueira Harres, Patrícia Pinto Wolffenbuttel, Gabriela Carolina Cattani Delord

Resumo


Este estudo exploratório apresenta alguns resultados de uma pesquisa internacional cujo objetivo principal foi investigar, sob uma perspectiva multicultural, o distanciamento entre as pesquisas acadêmicas e a prática no ensino de ciências. O estudo envolveu sujeitos de seis países: Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Itália e Israel. São apresentadas as análises dos dados coletados nestes diferentes contextos sobre as seguintes categorias: percepções sobre o ensino de ciências, avaliação de políticas públicas, organização escolar, questões de gênero, prática docente e interação entre a prática de ensino e pesquisa. Para obter resultados com evidências globais e particulares foram utilizadas metodologias quantitativas e qualitativas de análise, com instrumentos de coleta de dados comuns a todos os países. Em larga escala, 1819 professores responderam a questionários de questões abertas e fechadas. Em menor escala, 157 sujeitos, entre professores, diretores de escolas, gestores públicos e pesquisadores participaram de entrevistas e grupos focais. As análises mostram que em algumas categorias os resultados foram muito semelhantes nos diferentes contextos investigados em cada país como, por exemplo, o fato de que o ensino tenha uma ênfase predominantemente transmissiva (tradicional). Em outras categorias, questões culturais, políticas e estruturais da educação diferenciam os resultados segundo o contexto. Ao final, é discutido como a consideração destas semelhanças e diferenças podem contribuir para diminuir a distância entre a escola e a universidade.

Palavras-chave


ensino de ciências; contextos socioculturais; práticas escolares

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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