UMA INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA RECONCEITUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS NO ENSINO DA ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO

Jair Lúcio Prados Ribeiro, Maria de Fátima da Silva Verdeaux

Resumo


Neste trabalho, é analisada a influência que o uso de experimentos demonstrativos pode trazer para a aprendizagem de Óptica. Assume-se que a presença de atividades experimentais, quando reconceitualizadas segundo a proposta de Hodson, tende a contribuir para a geração de conflitos cognitivos, se comparada à experiência didática tradicional. São dadas justificativas para uma análise dessa mudança sob um viés piagetiano, compatibilizado com a proposta de Hodson. A metodologia utilizada para a estrutura de apresentação dos temas foi “quase-experimental”, contrastando um grupo experimental a um grupo de controle. A mensuração da eficácia do método de trabalho foi feita a partir de uma análise que combinou fatores quantitativos e qualitativos, identificando que alguns dos tópicos apresentaram melhores resultados na aprendizagem, por estarem mais vinculados às experiências realizadas.

Palavras-chave


óptica; ensino de óptica; ensino de física; experimentos

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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