CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM MODELOS TÁTEIS PARA AS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE PROTEÍNAS

Marília Faustino da Silva, Nelma Regina Segnini Bossolan

Resumo


Nesse estudo investigamos as representações mentais a respeito de proteínas, dentre treze alunos universitários de dois cursos da área de Ciências da Natureza, e a contribuição de uma sequência didática para a formação/reelaboração destas representações. Para tal, realizamos uma entrevista inicial, um curso de nove horas sobre proteínas e uma entrevista final. O curso foi ministrado por meio de atividades práticas com a utilização de modelos pré-fabricados para montagem de biomoléculas. Os dados coletados foram registros escritos e audiovisuais e modelos táteis de estruturas proteicas montados com materiais de baixo custo. Utilizamos a análise de conteúdo e a teoria dos Modelos Mentais de Jonhson-Laird para categorizar os alunos em modelizadores e não modelizadores e respectivas subcategorias. A sequência didática promoveu um aumento do número de alunos modelizadores, cujos modelos táteis montados e as explicações a eles associadas foram mais complexos, com detalhamento das interações intra e intermoleculares.


Palavras-chave


Modelos mentais; Johnson-Laird; Proteínas; Ensino de Ciências; Ensino superior

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p17

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