O USO DO “V” DE GOWIN NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Henri Araujo Leboeuf, Irinéa de Lourdes Batista

Resumo


Este trabalho investiga o uso do instrumento heurístico, conhecido como Diagrama “V” de Gowin, na formação docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Faz parte de uma pesquisa que visa investigar possíveis contribuições de uma abordagem de ensino potencialmente significativa e que integre aspectos conceituais e metodológicos na formação docente. A abordagem didática foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, e integrou aspectos conceituais, históricos e experimentais do conteúdo Óptica da Visão em uma disciplina sobre ensino de ciências inserida em um curso de Pedagogia. O diagrama “V” foi utilizado durante o processo na condição de facilitador da aprendizagem e instrumento de avaliação e coleta de dados. São analisados os diagramas construídos pelos alunos desde o primeiro contato com o instrumento até o seu uso durante as atividades do curso. São realizadas considerações sobre as potencialidades do uso deste instrumento na formação docente.

Palavras-chave


diagramas “V”; formação de professores; ensino de ciências

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License