O TRUNCAMENTO DA SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE FÍSICA

Anne Louise Scarinci, Jesuína Lopes de Almeida Pacca

Resumo


Este trabalho resulta de uma pesquisa observacional, realizada junto a professores de física em formação contínua. Partimos do reconhecimento do aprendizado incipiente dos professores nos cursos, a contar pelas poucas mudanças resultantes em sua atuação. Ao estudarmos as tentativas de professores de levar as propostas que aprendiam nos cursos para a sala de aula, observamos que tais tentativas frequentemente originavam um truncamento na sequência pedagógica, que causava um incômodo muito grande e uma tendência a retornar para a prática “antiga”. Em que consiste esse truncamento? Quais obstáculos (conceituais/epistemológicos) os causam? Essa pergunta nos motivou a estudar as características da atuação docente e sua evolução/oscilação, motivada pelo curso de formação. Relacionamos o truncamento da sequência pedagógica com a incoerência nas estratégias e atitudes do professor, que, mantendo aspectos de sua prática ainda embasados na teoria antiga, ensaia incluir procedimentos da nova. Concluímos que a aplicação de uma nova teoria de ensino requer mudança atitudinal de base, mais fundamental que mudanças nas estratégias de ensino, estas passíveis de planejamento.

Palavras-chave


desenvolvimento profissional docente; formação de professores; construtivismo; ensino de física; planejamento do ensino

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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