APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Guilherme Balestiero da Silva, Daniel Lino Teodoro, Salete Linhares Queiroz

Resumo


A aprendizagem cooperativa é uma metodologia de ensino baseada na formação de pequenos grupos de alunos reunidos com o intuito de realizar uma tarefa com objetivos bem definidos. Ela apresenta diversas formas de aplicação e tem potencial para alcançar algumas das necessidades atuais do ensino, com destaque para a formação de cidadãos em uma sociedade da informação. Considerando, portanto, as possibilidades que a aprendizagem cooperativa apresenta, torna-se imperativo entender como ela vem sendo tratada no campo das pesquisas em Ensino de Ciências. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo identificar as tendências da abordagem dessa metodologia em produções acadêmicas em âmbito nacional e internacional. Para tanto, este estudo consistiu em uma revisão da literatura, na qual buscou-se em revistas QUALIS A1, A2, B1 e B2 e nos anais das edições realizadas até 2015 do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) trabalhos sobre a temática. A análise dos trabalhos permitiu observar os seguintes focos temáticos mais frequentes: aprendizagem cooperativa e suas possibilidades; aprendizagem cooperativa e suas estratégias específicas; aprendizagem cooperativa em parceria com outras estratégias; e aprendizagem cooperativa apresentada em perspectiva teórica. Da análise dos resultados obtidos a partir da leitura dos trabalhos foi possível concluir que apesar do crescente interesse de investigadores sobre a temática, suas possibilidades educacionais não foram significativamente exploradas, principalmente no contexto nacional.


Palavras-chave


Aprendizagem Cooperativa; Ensino de Ciências; Revisão de Literatura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p01

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