CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

Leandro de Oliveira Costa, Ricardo Francisco Waizbort

Resumo


A diversidade de formas e comportamentos encontrados junto à biodiversidade vem fascinando a mente humana desde tempos remotos gerando assim hipóteses sobre a relação entre os organismos vivos e extintos. Hoje uma parte da biologia trabalha dentro da ótica da construção de filogenias, que é baseada em hipóteses de parentesco evolutivo, conhecimento que é muito importante no que diz respeito ao ensino de biologia. Pretendemos neste trabalho conhecer quais concepções evolutivas os estudantes do Ensino Médio utilizam ao tentar explicar a origem da diversidade e a sua classificação atual. Explicações tipológicas são as mais frequentes, porém um discurso filogenético parece surgir em determinados momentos, o que abre a possibilidade de exploração pedagógica por parte dos professores.

Palavras-chave


classificação biológica; evolução; homoplasia; homologia; analogia

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License