PROPOSTA DE INSERÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA DE PARTÍCULAS INTEGRADAS AO CONCEITO DE CARGA ELÉTRICA POR MEIO DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

Lisiane Barcellos Calheiro, Isabel Krey Garcia

Resumo


Neste artigo são apresentados os resultados da análise dos mapas livres e conceituais elaborados a partir da aplicação e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, que é uma sequência didática fundamentada em diversas teorias de aprendizagem e que pretende favorecer a aprendizagem significativa dos alunos.  Os resultados são parte de uma pesquisa de mestrado em Educação em Ciências que trata da  inserção  de  tópicos  de  Física  de  Partículas  integradas  aos  conteúdos tradicionais  do  terceiro  ano  do  Ensino  Médio.  A pesquisa consistiu da elaboração, aplicação e avaliação de duas UEPS, implementadas em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Brasil. A UEPS aqui abordada teve como objetivo integrar tópicos de Física de Partículas e de Eletricidade. Foi aplicada uma sequência didática que integrou os tópicos de carga elétrica, modelos atômicos, partículas elementares, quantização e processos de eletrização. Tal inserção objetivou estimular o interesse sobre temas referentes à Física Moderna e Contemporânea. Desenvolvemos, através da UEPS, atividades visando promover a aprendizagem significativa e a construção do conhecimento em sala de aula, pois os conteúdos envolvidos são complexos, o que torna sua inserção um desafio para o professor do Ensino Médio, implicando em mudanças nas suas práticas pedagógicas. A pesquisa evidenciou que a inclusão dos tópicos de Física de Partículas integradas ao conceito de carga elétrica, através da UEPS, levou a resultados satisfatórios na aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave


unidades de ensino potencialmente significativa; Física de Partículas; Eletricidade; mapas conceituais

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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