CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS, EM FORMAÇÃO EM SERVIÇO, SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS.

Thaís Gimenez da Silva Augusto, Ivan Amorosino do Amaral

Resumo


O ensino de Ciências tem ocupado um papel secundário nas séries iniciais do ensino fundamental. Em parte, isso se deve à fragmentação dos cursos de formação de professores para essa etapa da escolaridade e sua abordagem metodológica tradicional. Com o intuito de avaliar uma proposta inovadora de formação de professoras para o ensino de Ciências, investigou-se a disciplina Teoria Pedagógica e Produção em Ciências e Meio Ambiente, que compunha um curso de Pedagogia, produzido por um convênio entre a Unicamp e as prefeituras da Região Metropolitana de Campinas. As alunas desse curso eram docentes que lecionavam para as séries iniciais em escolas municipais. A análise de um dos instrumentos de avaliação da disciplina, aplicado a 13 professoras mostrou que a disciplina contribuiu para a formação em Ciências, principalmente em relação ao entendimento da natureza da Ciência e dos métodos de ensino, mas que não foi suficiente para ensinar conteúdos científicos de forma integrada.

Palavras-chave


formação em serviço; Pedagogia; inovação curricular

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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