ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA E O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: POSSÍVEIS RELAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS

Ana Paula Solino, Simoni Tormöhlen Gehlen

Resumo


A Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) são propostas de ensino que cada vez mais são utilizadas nas pesquisas em educação em Ciências, isso porque contemplam o diálogo e a problematização no contexto da prática educativa. Nesse sentido, objetiva-se investigar articulações epistemológicas e pedagógicas e possíveis complementaridades entre ambas as propostas, com a intenção de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Da análise dos principais elementos estruturantes da Abordagem Temática Freireana e do ENCI, constatou-se que há algumas semelhanças quanto à concepção de sujeito e objeto de conhecimento, o conceito de problema, a conceituação científica e o papel da contextualização. Assim como também há particularidades no âmbito destes aspectos e que caracterizam cada proposta, a exemplo da ênfase na dimensão conceitual dos problemas e da contextualização social no ENCI e da ênfase no aspecto humanizador dos problemas e da contextualização histórico-cultural na Abordagem Temática Freireana. Com base nessas relações, também foi possível estabelecer complementaridades entre a dinâmica dos Momentos Pedagógicos e as etapas investigativas do ENCI. Isto é, as etapas investigativas do ENCI, em especial os problemas podem potencializar a Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento; e as etapas dos Três Momentos Pedagógicos, em especial a problematização, podem contribuir para alavancar os problemas conceituais do ENCI, uma vez que os mesmos passam a estar subordinados a uma temática de amplo significado para os alunos. Essas complementações podem possibilitar a promoção da Alfabetização Científica, objetivo tão almejado no ensino de Ciências.

Palavras-chave


perspectiva freireana; atividades investigativas; ensino de ciências; problematização; contextualização

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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