Página do programa: "Fronteiras da Ciência"

O objetivo deste programa é divulgar a ciência e debater o que não é ciência !

Semanalmente entrevistamos especialistas em suas respectivas áreas para debater temas científicos e pseudo-científicos de maneira informal e divertida. O "Fronteiras da Ciência" está na sunona temporada. Atualmente com mais de 350 episódios gravados e aproximadamente 15 mil downloads por episódio.

Quem produz e entrevista são quatro quatro professores da UFRGS: eu, o Jeferson Arenzon, Marco Aurélio Idiart (todos do IF-UFRGS) e Jorge Quillfeldt (Biofísica-UFRGS). Após serem veiculados pela rádio da Universidade, os programas são disponibilizados em podcasts no site citado acima.


Página do "Simplifísica"

O Simplifísica é um projeto de divulgação e popularização da ciência realizado pelo Instituto de Física e pela UFRGS TV. Os programas de TV são produzidos a partir de palestras dos ciclos Física na Livraria Saraiva (até 2016 eram na Cultura) e Conversas ao Pé do Físico. Veiculados originalmente na UNITV, emissora universitária de Porto Alegre operada por um consórcio de instituições de ensino superior, no canal 15 da NET.

Eu participei duas vezes do projeto, com as palestras abaixo:

-- "Modos vibracionais e fenômenos ondulatórios: o que são e o que nos ensinam sobre o mundo que nos cerca"    (link para a palestra)

-- "Mudanças climáticas no planeta Terra"    (link para a palestra)     (link para os slides da apresentação)

  • Breakdowns of the year
  • Paul Voosen, Herton Escobar, Martin Enserink
    Sience, v 362, p1352 (2018)
    pdf
    Traducão para o portugês (por Carolina Brito):
    pdf