Qual será a próxima “imagem” de um Buraco Negro?

#buracos negros #astrofísica #Via Láctea

Um forte candidato para uma nova imagem é o Buraco Negro Supermassivo da Via Láctea, chamado de Sagitarius A* (SgrA*). Mas não deve ser uma imagem, e sim uma sequência delas, na forma de um filme, já que a emissão em torno de Sgr A* varia muito rapidamente. Embora os dados já tenham sido obtidos, a sequência de imagens para fazer o filme não têm sinal suficiente, têm “buracos”. Mas como há alguma continuidade na variação de uma imagem para a outra, os astrofísicos do time do Telescópio de Horizonte de Eventos (EHT) estão usando modelos para reconstruir a sequência de imagens.

Há cerca de um ano, em 10 de Abril de 2019, ficamos conhecendo a primeira “imagem” (a sombra do horizonte de enventos) de um Buraco Negro Supermassivo, no centro da galáxia M87, feito pelo time do EHT. Na época, eu e muitos outros astrofísicos esperávamos que a primeira imagem seria a de Sgr A*, mas no caso da M87, a emissão variou menos e foi “mais fácil” fazer a imagem.

Dados de polarização da luz estão também sendo analisados (tanto de M87 como de SgrA*), pois permitirão mapear  pela primeira vez os campos magnéticos no entorno de um Buraco Negro Supermassivo (ver figura acima). Acredita-se que estes campos magnéticos é que controlam a “dieta” do Buraco Negro, ou seja, como ele captura a matéria de seu redor. (Crédito da imagem e fonte de informação: Science News).