A Ciência Brasileira precisa de apoio – Urgente

Estamos na iminência da interrupção de 84 mil bolsas de pesquisa do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. E isto é gravíssimo. No Brasil, a grande maioria dos projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento dependem do trabalho de bolsistas de pós-graduação e pós-doutores que por sua vez dependem destas bolsas para sobreviver. A pesquisa vai parar se não acharmos uma solução emergencial para o orçamento do CNPq deste ano e aumento do seu orçamento do ano que vem.

Nos laboratórios das Universidades e Institutos de Pesquisa, onde a pesquisa do país é feita, o apoio do CNPq é fundamental para manter e comprar novos equipamentos e material de consumo, além do aporte das bolsas de pesquisa para os alunos que realizam a pesquisa no dia a dia, sob a supervisão de seus orientadores. Sem este apoio, anos de investimento para criar grupos de excelência, serão simplesmente jogados no lixo. Uma catástrofe para o progresso científico do país. O futuro de um país depende do investimento em EDUCAÇÃO e CIÊNCIA. Um exemplo aplicável ao Brasil é um paralelo com a Coréia do Sul, que tinha, há uns 30 anos atrás qualidade comparável com a do Brasil. Já fazem alguns anos que a Coréia do Sul passou do Brasil em desempenho científico, numa correlação perfeita com um maior investimento que fizeram em ciência naquele país, dedicando mais verba, de forma constante, prevista na lei, para a ciência. E o sinônimo da ciência brasileira é o CNPq.

Para trazer resultados práticos e de avanço do conhecimento, a pesquisa precisa ter continuidade de anos seguidos de investimento.  Um pesquisador leva de 8 a 10 anos após a graduação para ser formado. Se for interrompido o investimento, anos já investidos serão perdidos, e isto não será recuperado facilmente. Perderemos nossa competitividade internacional, e mais cérebros sairão do Brasil. É isto que queremos para o futuro do Brasil?