Entrevista no Fronteiras do Pensamento e o Trabalho Científico

Em 2 de Setembro, participei como entrevistadora do Fronteiras do Pensamento que trouxe a Dra. Janna Levin, para falar sobre Buracos Negros e Ondas Gravitacionais. Em 10 de Setembro, dei uma entrevista para a jornalista Luciana Thomé sobre a minha ciência e a da Janna sobre estes objetos fascinantes, que está no vídeo do YouTube abaixo. 

Tanto aqui como nos Estados Unidos, onde trabalha a Janna, a pesquisa é em grande parte realizada por alunos de pós-graduação e pós-doutores, através de bolsas de pesquisa. Os pesquisadores – a maioria no Brasil sendo também professores universitários –  projetam as pesquisas e tentam conseguir financiamento para as mesas, supervisionam esta pesquisa e orientam os alunos que realizam o trabalho, seja fazendo medidas, desenvolvendo equipamentos e programas de computador, realizando trabalho de campo. O trabalho de ambos é necessário para o sucesso das pesquisas e avanço científico.

Aproveito a realçar que um professor universitário com dedicação exclusiva tem como obrigação dar aulas, fazer pesquisa, conseguir financiamento para a pesquisa, orientar alunos, além de atividades de extensão e trabalha MUITO MAIS do que 40 horas por semana. Podem perguntar para as famílias destes professores, como a minha!