De forma geral estou interessado no comportamento de sistemas formados por muitos
corpos em interação, o que é o foco de estudo da mecânica estatística.

Exemplos nos quais estou particularmente interessado são filmes magnéticos ultrafinos caracterizados pela interação entre os spins dos átomos ou partículas, fluidos moleculares formadores de vidros, sistemas com competição entre uma interação atrativa de curto alcance e uma repulsiva de longo alcance, e a influência da topologia da superfície de energia potencial de sistemas clássicos na aparição de transições de fases nestes sistemas.

Pela complexidade natural destes sistemas em geral soluções analíticas fechadas como as que se encontram nos livros de texto não são possíveis, exceto em casos particulares, e por tanto é fundamental aplicar diferentes técnicas aproximadas e estudar modelos simplificados. Os modelos, embora as vezes muito simples, são fundamentais para ganhar intuição e ajudar a entender aspectos específicos do sistema real.

Estudamos estes sistemas fazendo uso de técnicas analíticas como teorias de campos, topologia, teoria de processos estocásticos. Além de técnicas próprias destas areas, como teoria de campo médio, expansões perturbativas, expansões em série para baixas e altas temperturas, uma ferramenta fundamental são as simulações computacionais. As simulações permitem realizar "experimentos ideais" com completo controle dos parâmetros que influenciam o comportamento do sistema, e desta forma, aproximar de forma ideal o sistema do laboratório. O computador é um "laboratório virtual". As limitações para estudar sistemas formado por um número grande de corpos são a velocidade do processador e a memória para armazenar um conjunto de partículas representativo do sistema real. Atualmente estes limitem vêm sendo esticados a cada dia, permitindo estudar com mais detalhe e realismo sistemas experimentais.

Além dos temas mencionados acima me interessa em geral o problema do comportamento aleatório ou estocástico de diferentes sistemas estatísticos e da modelagem da dinâmica estocástica, essencial para compreender, por exemplo, o efeito da interação entre um banho térmico e um sistema físico, o problema da reversão dos momentos magnéticos em memórias de computador assim como diferentes problemas de otimização, como encontrar um estado fundamental num sistema com uma grande degenerescência de estados de energia baixa ...

Interessados em trabalhar nestes temas ou temas relacionados são bem vindos.

Atualmente oriento três estudantes de doutorado:

-Ana Carolina Ribeiro Teixeira
 Topologia e transições de fase
-Lucas Nicolao
 Dinâmica de Langevin em filmes magéticos com interações competitivas
-Cléber Dias Moreira
 Dinâmica micromagnética em filmes ultrafinos

e co-oriento junto com J. Arenzon outro estudante de doutorado

-Marcos Paulo Loureiro da Silva
 Caracterização de processos de crescimento de domínios em sistemas de spins


voltar