UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE FÍSICA

DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA

SEMESTRE: 2010/2


DISCIPLINA: ENSINO DE ASTRONOMIA

CÓDIGO: FIS02004

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 horas

CRÉDITOS: 04

PRÉ-REQUISITO: FIS02010 e FIS01204

POPULAÇÃO ALVO: Alunos de Licenciatura em Física



SÚMULA DA DISCIPLINA


Identificação de objetos celestes: planetas, constelações e objetos de fundo. Uso do telescópio e de recursos da internet para ensino de Astronomia. Experimentos e simulações por computador para ensino de Astronomia: determinação de distâncias e períodos de planetas e satélites. Aplicação das leis de gravitação. Marés. Determinação de massas dentro e fora do Sistema Solar. Formação e evolução de estrelas e galáxias. Cosmologia.


OBJETIVOS


Capacitar os estudantes, como futuros professores de ensino médio e fundamental, a ensinar os tópicos principais de Astronomia Fundamental e Contemporânea, utilizando técnicas de experimentação e observação que possam ser facilmente reprodutíveis em escolas de ensino médio.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1) O céu noturno e seus movimentos. Mapas celestes.

2) Medidas de separação angular entre os astros. Medidas de distância. Instrumentos de medida.

3) O Sol: movimento diário e anual.

4) Movimentos e fases da Lua. Eclipses. Marés.

5) O Sistema Solar: características do Sol, planetas, satélites e corpos menores.

6) Movimentos dos planetas. Leis de Kepler. Gravitação.

7) Estrelas. Distâncias, massas e outras propriedades.

8) Galáxias e Cosmologia.



METODOLOGIA DE ENSINO


Os alunos irão adquirir prática de ensino, ministrando aulas de Astronomia, planejando e executando experimentos e observações astronômicas de uso didático. Eles terão a oportunidade de desenvolver todos os estágios pedagógicos, desde definição da seqüência de aulas até a forma como serão abordadas, passando pela preparação do material, experimentos, simulações, etc. Os alunos serão estimulados a refletir sobre as formas de avaliação, aplicando-as na avaliação dos colegas.

Serão efetuadas visitas ao Planetário da UFRGS e ao Observatório Central.

Além do horário normal da disciplina, serão reservadas 2 horas/semana para assessoramento e atendimento aos alunos nas atividades extra-classe e na preparação das aulas.


CRONOGRAMA


Discussão sobre a inserção da Astronomia no ensino de Física. Levantamento de interesses e vocações dos alunos para o exercício das atividades. Escolhas de temas para aula e dos experimentos de Física/Astronomia. Observação astronômica no início do curso, com planejamento das observações. Preparação das aulas e dos experimentos selecionados. Execução das aulas e dos experimentos. Visitas ao Observatório e ao Planetário, com observação ao telescópio.

O semestre letivo será de 08/03/2010 a 17/07/2010.


INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO




CRITÉRIOS DE ATRIBUIÇÃO DE CONCEITOS


As notas obtidas por cada aluno serão somadas e depois normalizadas a uma escala de 0 a 10.

Conceitos literais (A, B, C, D, etc.) serão dados no final do curso e seguirão as normas estabelecidas pelo Departamento de Controle e Registro Discente da Universidade (DECORDI) e explicitadas no verso dos boletins escolares.

A conversão de valores numéricos em literais será feita utilizando a média aritmética das notas de avaliação (N), da seguinte forma:

RECUPERAÇÃO

Os alunos que não atingirem o conceito C poderão fazer uma atividade extra, que poderá ser

a preparação e apresentação de uma aula sobre tema a escolher, ou a preparação de um experimento (material ou virtual) com roteiro. A nota atribuída a esta atividade será também entre 0 e 20, somando-se à nota acumulada anteriormente


BIBLIOGRAFIA BÁSICA


- Hipertexto do Observatório Educativo Itinerante (www.if.ufrgs.br/oei)

- Hipertexto de Astronomia de Posição: www.if.ufrgs.br/~santiago/lectures/fis2005

-Hipertexto sobre Ensino de Astronomia: http://www.if.ufrgs.br/~riffel/ensino_astro/roteiros/

- Astronomia e Astrofísica; Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Saraiva

(Internet: http://astro.if.ufrgs.br)

- Hipertexto sobre buracos negros (profa Thaisa Storchi-Bergmann).

- Conceitos de Astronomia; R. Boczko

- Modern Astronomy - An Activities Approach; Hemenway & Robbins

- The Practical Astronomer - Rel. Solar; Colin A. Ronan

- Discovering Astronomy – Activities Manual and Kit; Robbins, Jefferys and Shawl


BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA


- Material didático e atividades disponíveis no site "Telescópios na Escola": www.telescopiosnaescola.pro.br


- Introductory Astronomy Clearinghouse

- Exercícios do projeto "Hands-on Universe", em http://www.pt.euhou.net/index.php?option=com_content&task=section&id=2&Itemid=13

- The Physical Universe - An Introduction to Astronomy; Frank Shu

- Fundamental Astronomy; Kartunen et al.

- Astronomy: Principles and Practice; A.E. Roy & D. Clarke

- Astronomy - The Evolving Universe; Michael Zeilik

- Exploration of the Universe; G. Abell, D. Morrison & S. Wolff

- Introdução à Astronomia e Astrofísica; J. Steiner

- Astronomia e Astrofísica; W. Maciel

- A Workbook for Astronomy; Waxmann

- Observational Astronomy; D. Scott Binney

- 10 Minutes Guide to HTML 3.2; Tim Evans

-O Céu, vol. 1; Rodolfo Caniato

-Atlas do Universo; Oscar T. Matsura

- Revistas de divulgação científica como Sky & Telescope, Astronomy, Super-interessante, etc.



PROFESSORES:


Turma A: Tibério Borges Vale Turma B: Rogério Riffel