INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA
SEMESTRE: 2010/2
DISCIPLINA: ENSINO DE ASTRONOMIA
CÓDIGO: FIS02004
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 horas
CRÉDITOS: 04
PRÉ-REQUISITO: FIS02010 e FIS01204
POPULAÇÃO ALVO: Alunos de Licenciatura em Física
SÚMULA DA DISCIPLINA
Identificação de objetos celestes: planetas, constelações e objetos de fundo. Uso do telescópio e de recursos da internet para ensino de Astronomia. Experimentos e simulações por computador para ensino de Astronomia: determinação de distâncias e períodos de planetas e satélites. Aplicação das leis de gravitação. Marés. Determinação de massas dentro e fora do Sistema Solar. Formação e evolução de estrelas e galáxias. Cosmologia.
OBJETIVOS
Capacitar os estudantes, como futuros professores de ensino médio e fundamental, a ensinar os tópicos principais de Astronomia Fundamental e Contemporânea, utilizando técnicas de experimentação e observação que possam ser facilmente reprodutíveis em escolas de ensino médio.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1) O céu noturno e seus movimentos. Mapas celestes.
2) Medidas de separação angular entre os astros. Medidas de distância. Instrumentos de medida.
3) O Sol: movimento diário e anual.
4) Movimentos e fases da Lua. Eclipses. Marés.
5) O Sistema Solar: características do Sol, planetas, satélites e corpos menores.
6) Movimentos dos planetas. Leis de Kepler. Gravitação.
7) Estrelas. Distâncias, massas e outras propriedades.
8) Galáxias e Cosmologia.
METODOLOGIA DE ENSINO
Os alunos irão adquirir prática de ensino, ministrando aulas de Astronomia, planejando e executando experimentos e observações astronômicas de uso didático. Eles terão a oportunidade de desenvolver todos os estágios pedagógicos, desde definição da seqüência de aulas até a forma como serão abordadas, passando pela preparação do material, experimentos, simulações, etc. Os alunos serão estimulados a refletir sobre as formas de avaliação, aplicando-as na avaliação dos colegas.
Serão efetuadas visitas ao Planetário da UFRGS e ao Observatório Central.
Além do horário normal da disciplina, serão reservadas 2 horas/semana para assessoramento e atendimento aos alunos nas atividades extra-classe e na preparação das aulas.
CRONOGRAMA
Discussão sobre a inserção da Astronomia no ensino de Física. Levantamento de interesses e vocações dos alunos para o exercício das atividades. Escolhas de temas para aula e dos experimentos de Física/Astronomia. Observação astronômica no início do curso, com planejamento das observações. Preparação das aulas e dos experimentos selecionados. Execução das aulas e dos experimentos. Visitas ao Observatório e ao Planetário, com observação ao telescópio.
O semestre letivo será de 08/03/2010 a 17/07/2010.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Cada aluno será encarregado de ministrar 2/3 aulas de Física que abordem tópicos de Astronomia. As aulas deve ser de caráter experimental, observacional e teórico (uma de cada). O aluno é responsável pela preparação/revisão do material a ser usado e pela definição do tipo de aula/experimento (recursos a serem usados, apresentações, forma de participação dos alunos, etc). O desempenho do aluno na definição/preparação das aulas resultará em uma nota de 0 a 10. Um programa de aula deverá ser entregue pelo aluno. A execução de cada aula individualmente resultará também em notas de 0 a 10. Todas as notas serão atribuídas pelo professor e também pelos colegas. Cada uma dessas 3 notas contribuirá com 33% da nota final de cada área.
A freqüência às aulas e participação efetiva nelas contribuirá com 10% da nota final. É necessário frequência mínima de 75%.
CRITÉRIOS DE ATRIBUIÇÃO DE CONCEITOS
As notas obtidas por cada aluno serão somadas e depois normalizadas a uma escala de 0 a 10.
Conceitos literais (A, B, C, D, etc.) serão dados no final do curso e seguirão as normas estabelecidas pelo Departamento de Controle e Registro Discente da Universidade (DECORDI) e explicitadas no verso dos boletins escolares.
A conversão de valores numéricos em literais será feita utilizando a média aritmética das notas de avaliação (N), da seguinte forma:
Os alunos que não atingirem o conceito C poderão fazer uma atividade extra, que poderá ser
a preparação e apresentação de uma aula sobre tema a escolher, ou a preparação de um experimento (material ou virtual) com roteiro. A nota atribuída a esta atividade será também entre 0 e 20, somando-se à nota acumulada anteriormente
- Hipertexto do Observatório Educativo Itinerante (www.if.ufrgs.br/oei)
- Hipertexto de Astronomia de Posição: www.if.ufrgs.br/~santiago/lectures/fis2005
-Hipertexto sobre Ensino de Astronomia: http://www.if.ufrgs.br/~riffel/ensino_astro/roteiros/
- Astronomia e Astrofísica; Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Saraiva
(Internet: http://astro.if.ufrgs.br)
- Hipertexto sobre buracos negros (profa Thaisa Storchi-Bergmann).
- Conceitos de Astronomia; R. Boczko
- Modern Astronomy - An Activities Approach; Hemenway & Robbins
- The Practical Astronomer - Rel. Solar; Colin A. Ronan
- Discovering Astronomy – Activities Manual and Kit; Robbins, Jefferys and Shawl
BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA
- Material didático e atividades disponíveis no site "Telescópios na Escola": www.telescopiosnaescola.pro.br
- Introductory Astronomy Clearinghouse
- Exercícios do projeto "Hands-on Universe", em http://www.pt.euhou.net/index.php?option=com_content&task=section&id=2&Itemid=13 -
The Physical Universe - An Introduction to Astronomy; Frank Shu -
Fundamental Astronomy; Kartunen et al. -
Astronomy: Principles and Practice; A.E. Roy & D. Clarke
- Astronomy - The Evolving Universe; Michael Zeilik
- Exploration of the Universe; G. Abell, D. Morrison & S. Wolff
-
Introdução à Astronomia e Astrofísica; J.
Steiner
-
Astronomia e Astrofísica; W. Maciel
- A
Workbook for Astronomy; Waxmann
-
Observational Astronomy; D. Scott Binney
- 10 Minutes Guide to HTML 3.2; Tim Evans
-O Céu, vol. 1; Rodolfo Caniato
-Atlas do Universo; Oscar T. Matsura
- Revistas de divulgação científica como Sky &
Telescope, Astronomy, Super-interessante, etc.
PROFESSORES:
Turma A: Tibério Borges Vale
Turma B: Rogério Riffel