Esta página eletrônica é mantida com apoio do projeto Instituto do Milênio/CNPq – projeto MEGALIT

Organizadores da página eletrônica: Henrique Aita Fraquelli & Thaisa Storchi Bergmann

 

 

APOSTILA ELETRÔNICA DA DISCIPLINA FIS02004 - ENSINO DE ASTRONOMIA

Henrique Aita Fraquelli, Thaisa Storchi-Bergmann & Maria de Fátima Saraiva

 

1) Estudando o céu com o Cybersky

2) Entendendo e avaliando os princípios da astrologia

3) Medindo ângulos com o Compasso Astronômico

4) Prática com o quadrante

5) Medindo distâncias através da paralaxe

6) Gnomon e relógio solar

7) Explorando o portal Spaceweather - Medida da rotação do sol

8) Modelo Sistema Sol-Terra-Lua

9) Medida da Constante Solar

10) Experiência de Herschel (detecção do infravermelho)

11) Experiência de Ritter (detecção do ultravioleta)

12) Processos Físicos na atmosfera e interior do Sol e das Estrelas (CLEA)

13) Fotometria Fotoelétrica das Plêiades (CLEA)

14) Espectroscopia de Estrelas (CLEA)

15) Buracos negros, distorção do espaço, lentes gravitacionais

16) Campo profundo do Telescópio espacial Hubble

17) Lei de Hubble - Balão

18) Lei de Hubble e cosmologia (CLEA)

19) Estrutura em grande escala (CLEA)

 

Textos auxiliares:

 

Tempos astronômicos

Interiores estelares - reações nucleares no centro das estrelas

Matéria Escura e Cosmologia

 

 

Roteiros adicionais (outros roteiros recomendados):

 

1) Determinação da aceleração da gravidade (OEI)

2) Planisfério de Porto Alegre-RS

3) A revolução das luas de Júpiter (CLEA)

4) Alternativo Constante Solar (OEI)

5) Corpo Negro (OEI)

 

 

Hipertextos formativos:

 

Hipertexto de Astronomia e Astrofísica

Hipertexto sobre Buracos Negros

Astronomia Geodésica

Observatório Educativo Itinerante (OEI)

 

 

Observação:

Esta página eletrônica é composta de vários textos, de diversos autores, relativos

ao ensino de astronomia. O objetivo desta página eletrônica é o de disponibilizar

de forma centralizada estes conteúdos, tomando o máximo cuidado para preservar

os créditos relativos a cada texto.