Explorando o portal da internet Spaceweather.com

 

Thaisa Storchi Bergmann & Henrique Aita Fraquelli

 

 Objetivo:

 

Familiarizar-se com um site da internet que fornece informações atualizadas de interesse astronômico. Identificar algumas destas informações e como interpretá-las.

 

Equipamento:

 

Computador com acesso a internet, transparência, canetas de retorprojetor (mais de uma cor), calculadora.

 

Introdução:

 

O portal Spaceweather é mantido pela NASA e contém notícias e informações atualizadas sobre o “ambiente” Terra-Sol.

 

Roteiro de Atividades:

 

Após explorar um pouco a página inicial do portal Spaceweather (veja a seção What’s up in Space, que contém o que há de “novidades” no espaço “próximo” da Terra), siga as instruções abaixo:

 

(1) Clique na imagem de hoje do Sol. Verifique a existência (ou não) de manchas solares. Vá em seguida para o link (clique no mesmo) Solar and Heliospheric Observatory (no fim da página, na seção Essential Web Links). Isto lhe dará acessor a pagina eletrônica do o Solar and Heliospheric Observatory, clique então em The Sun now (link a esquerda, no topo da página). Você terá acesso a um conjuto de imagens do Sol obtidas em várias frequências. Para visualizar as manchas, uma imagem do contínuo é conveniente. Clique então em More MDI Continuum – isto lhe dará acesso a uma sequência temporal de imagens do Sol nas quais pode se observar o movimento das manchas solares ao longo de dias.

Registre, utilizando a transparência, as posições das manchas solares na data de hoje. Não esqueça também de marcar as bordas do Sol na transparência. Faça as marcas correspondentes a três dias atrás - utilize a mesma transparência e uma caneta de outra cor para marcar as posições das manchas neste dia. Utilize estas medidas para calcular o período de rotação do Sol.

 

 (2) Retorne ao portal Spaceweather. Anote as informações sobre o Vento Solar no dia de hoje. Acesse as explicações sobre o vento solar e descreva o que é. A partir da velocidade e da densidade, calcule (a) o fluxo de prótons que chega à Terra (cm-2 s-1) , (b) o no. total de prótons que sai do Sol por segundo  e (c) a massa perdida pelo Sol por segundo devido ao vento solar.

 

(3) Aprenda um pouco mais sobre as manchas solares clicando em More about sunspots. (a) Quantas manchas tem o Sol agora?  (b) Que tamanho tem a maior mancha? (c) Quando foi (será) o próximo máximo solar? (d) Quantas manchas em média o Sol tem no seu máximo e no seu mínimo? (e) Como as manchas do Sol afetam a Terra? (f) O que é o ciclo solar?

 

(4) Verifique se há algum cometa visível atualmente. Anote alguns de seus dados,  como seu nome, magnitude e posição para  observá-lo à noite.

 

(5) (a) O que são PHA´s (veja em Near Earth Asteroids – Asteróides próximos da Terra)? (b) Verifique quantos existem na data de hoje e liste a distância mínima dos 4 que passarão mais próximos à Terra.

 

(6) (a) O que são os "flares"? (b)  E o que são as tempestades geomagnéticas?

 

(7) (a) Verifique a taxa máxima de meteoros que estão colidindo com a Terra no dia de hoje. (b) Em que lado da Terra a chuva de meteoros é mais intensa? Por quê?

 

(8) (a) Qual é o campo magnético do Sol? (b) Compare com o da Terra. (c) O que é a magnetosfera da Terra? (d) O que é o campo magnético interplanetário?