Explorando o portal da internet Spaceweather.com
Thaisa Storchi Bergmann & Henrique Aita Fraquelli
Objetivo:
Familiarizar-se com um site da internet que fornece informações atualizadas de interesse astronômico. Identificar algumas destas informações e como interpretá-las.
Equipamento:
Computador com acesso a internet, transparência, canetas de retorprojetor (mais de uma cor), calculadora.
Introdução:
O portal Spaceweather é mantido pela NASA e contém notícias e informações atualizadas sobre o “ambiente” Terra-Sol.
Roteiro de
Atividades:
Após explorar um pouco a página
inicial do portal Spaceweather (veja a seção What’s up in Space, que
contém o que há de “novidades” no espaço “próximo” da Terra), siga as
instruções abaixo:
(1) Clique na imagem de hoje do Sol. Verifique a
existência (ou não) de manchas solares. Vá em seguida para o link (clique no
mesmo) Solar and Heliospheric Observatory (no fim da página, na seção Essential
Web Links). Isto lhe dará
acessor a pagina eletrônica do o Solar and Heliospheric Observatory,
clique então em The Sun now (link a esquerda, no topo da página). Você
terá acesso a um conjuto de imagens do Sol obtidas em várias frequências. Para
visualizar as manchas, uma imagem do contínuo é conveniente. Clique então em More
MDI Continuum – isto lhe dará acesso a uma sequência temporal de imagens do
Sol nas quais pode se observar o movimento das manchas solares ao longo de
dias.
Registre, utilizando a
transparência, as posições das manchas solares na data de hoje. Não esqueça
também de marcar as bordas do Sol na transparência. Faça as marcas
correspondentes a três dias atrás - utilize a mesma transparência e uma caneta
de outra cor para marcar as posições das manchas neste dia. Utilize estas
medidas para calcular o período de rotação do Sol.
(2) Retorne ao portal Spaceweather. Anote as
informações sobre o Vento Solar no dia de hoje. Acesse as explicações sobre o
vento solar e descreva o que é. A partir da velocidade e da densidade, calcule
(a) o fluxo de prótons que chega à Terra (cm-2 s-1) , (b)
o no. total de prótons que sai do Sol por segundo e (c) a massa perdida pelo Sol por segundo devido ao vento solar.
(3) Aprenda um pouco mais sobre as manchas solares
clicando em More about sunspots. (a) Quantas manchas tem o Sol
agora? (b) Que tamanho tem a maior
mancha? (c) Quando foi (será) o próximo máximo solar? (d) Quantas manchas em
média o Sol tem no seu máximo e no seu mínimo? (e) Como as manchas do Sol
afetam a Terra? (f) O que é o ciclo solar?
(4) Verifique se há algum cometa visível
atualmente. Anote alguns de seus dados,
como seu nome, magnitude e posição para
observá-lo à noite.
(5) (a) O que são PHA´s (veja em Near Earth
Asteroids – Asteróides próximos da Terra)? (b) Verifique quantos existem na
data de hoje e liste a distância mínima dos 4 que passarão mais próximos à
Terra.
(6) (a) O que são os "flares"? (b) E o que são as tempestades geomagnéticas?
(7) (a) Verifique a taxa máxima de meteoros que
estão colidindo com a Terra no dia de hoje. (b) Em que lado da Terra a chuva de
meteoros é mais intensa? Por quê?
(8) (a) Qual é o campo magnético do Sol? (b)
Compare com o da Terra. (c) O que é a magnetosfera da Terra? (d) O que é o
campo magnético interplanetário?