Prática com o quadrante*

 

*Henrique Aita Fraquelli e Maria de Fátima Saraiva,  baseado no livro Modern astronomy - an activities approach, MK Hemenway & RR Robbins.

 

 

Roteiro Associado:  Medindo ângulos com o Compasso Astronômico

 

Objetivos:

Construir e utilizar um quadrante astrônomico para medir ângulos. Determinar a altura de um prédio próximo usando um quadrante.

 

 

Material necessário:

 

Tesoura, linha ou barbante, canudo com abertura suficiente para visualizar através do furo, fita adesiva ou cola,  uma arruela, calculadora e trena de ao menos 20 metros.

 

 

Introdução:

 

O quadrante é um instrumento usado para medir a altura h de um objeto, isto é, sua distância angular acima do horizonte. Junto com o compasso astronômico (o qual é adequado para medir o ângulo horário de um objeto celeste), o quadrante permite a realização do mapeamento do céu noturno.

 

Sistemas de coordenadas horizontal

Quadrante

 

O quadrante consiste em nada mais do que a metade de um transferidor comum. Aliás, pode-se usar o próprio transferidor para medir essa altura, só que neste caso a escala estará defasada de 90°.

 

Construindo o Quadrante:

 

O Anexo 1 apresenta um quadrante digitalizado. Recorte o mesmo e cole-o a um papel duro, de forma que ele fique plano e firme. Prenda a parte reta onde está escrito TOPO a um canudo, cuidando para que o lado reto do quadrante fique perpendicular ao comprimento do canudo. Prenda então um pedaço de linha ou barbante ao círculo com a cruz (próximo do ângulo reto do quadrante) e amarre a “porca” à outra extremidade.

 

Para usar o quadrante, olhe ao longo do canudo na direção do objeto cuja altura você quer medir. Deixe o peso cair livremente sob a influência da gravidade. Com o dedo pressione o fio contra o quadrante para marcar a posição e poder fazer a leitura. Para checar se o quadrante está adequadamente montado, você pode procurar um lugar onde o horizonte esteja livre, e mire o horizonte distante. A leitura deve ser 0°. O ponto acima da sua cabeça, o Zênite, tem altura de 90°.

 

 

 

 

 

Medindo ângulos na sala de aula

 

Use o quadrante para medir alguns ângulos e seus erros. Comece por um objeto um pouquinho mais alto do que você (por exemplo, o topo da porta), e estando bem distante dela (no outro extremo da sala). Aqui o quadrante está sendo usado para medir um ângulo bem pequeno. Meça a altura angular da porta 10 vezes. Calcule o valor médio da altura angular da porta, o desvio padrão e o erro percentual.

 

 

Altura angular média: _______________     

Desvio padrão:_____________________      

Erro percentual:____________________

 

 

Agora meça uma altura um pouco maior (60° ou mais) com o quadrante. Faça 10 medidas independente, e calcule a média, o desvio padrão e o erro percentual.

 

 

Altura angular média: _______________        

Desvio padrão:_____________________      

Erro percentual:____________________

 

 

 

Questões:

 

1) Usando o erro percentual como uma medida da precisão, o quadrante é mais preciso  para medir para medir ângulos pequenos ou grandes? Justifique.

 

 

 

 

2) Como você poderia aumentar a precisão do quadrante?

 

 

 

 

 

3) Qual é mais preciso: o quadrante ou o compasso astronômico?

 

 

 

 

 

 

 

 

Medindo a altura de um prédio

 

Agora vá para fora da sala de aula e meça a altura de um prédio. Fique a uma distância tal do prédio que você obtenha um ângulo de 45° no quadrante.

 

 

Agora meça a distância ao prédio e calcule a altura do prédio.  Se você não tiver uma trena, você pode contar o número de passos necessários para alcançar o prédio e estimar a distância percorrida em cada passo em média.

 

Altura do prédio medida com o quadrante:____________

Altura do prédio medida com a trena:  _______________

 

 

 

 

Questões:

 

1) Como sua própria altura afeta esta medida e o que você poderia fazer a respeito disto?

 

 

 

 

2) Que outros erros provavelmente estão relacionados com a precisão de sua resposta?

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO: