Compasso astronômico*
*versão por Henrique Aita Fraquelli, construído a partir do
roteiro desenvolvido por MF Saraiva e T Storchi-Bergmann, o qual é baseado no
livro Modern astronomy - an activities approach, MK Hemenway & RR
Robbins.
Roteiro Associado: Prática com o Quadrante
Objetivos:
Medir a separação angular de objetos com o compasso astronômico. Determinar o tamanho real de um objeto cujo tamanho angular e distância são conhecidos. Melhorar a acurácia do instrumento de medida de ângulos a partir do cálculo da média de uma série de observações. Distinguir entre erros randômicos e sistemáticos. Determinar o erro do compasso astronômico para objetos de vários tamanhos angulares. Calibrar a mão para ser útil como instrumento de medida de separações angulares.
Equipamento necessário:
Régua milimetrada de no mínimo 40 cm, tesoura, cartolina, fita adesiva ou grampeador, calculadora.
Introdução e contexto à consecução da atividade:
Neste roteiro, você construirá e empregará um instrumento simples para medida de separações angulares: o compasso astronômico. Este instrumento provavelmente originou-se na Grécia antiga, e foi utilizado por Ptolomeu (século I d.C.) para realizar medidas da altura do Sol com precisão da ordem de fração de graus.
A utilização dos sistemas de coordenadas para a localização de objetos na esfera celeste pressupõe a capacidade de utilizar o registro prévio das coordenadas de um astro e de localiza-lo no céu com a ajuda de instrumento apropriado. O compasso astronômico descrito e construído durante a consecução deste roteiro é um dos instrumentos mais simples capaz de auxiliar na tarefa de localizar um astro no céu a partir de coordenadas registradas previamente.
Abaixo, em anexo, encontram-se figuras que auxiliam na montagem do medidor de ângulos, assim como com a compreensão de seu funcionamento. Figura 1 apresenta um esquema com as dimensões sugeridas para o medidor de ângulos. Figura 2 ilustra como podemos/devemos usar o medidor para medir ângulos. Figura 3 apresenta ilustração sobre o procedimento que permite calcular o tamanho angular de um objeto (ou a distância angular entre dois objetos).
Janela
maior:______ cm Janela média: ______ cm
Janela menor: ______ cm
régua:
______ cm
No
quadro branco, faça marcas separadas de aproximadamente 1m (alternativamente,
podes usar um objeto na parede cujo tamanho seja em torno de 1m). Fique a uma
distância de @ 1 ou 2 m das marcas e,
usando uma janela adequada do compasso, meça a distância angular entre as duas
marcas,
tamanho
do objeto (cm): ______ distância até o objeto (m): ______
janela
do compasso: ______
Medida |
leitura da régua (cm) |
ângulo correspondente (°) |
1 |
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2 |
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3 |
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4 |
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5 |
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Agora repita o mesmo procedimento, porém ficando a uma distância bem maior do objeto (4m ou mais). Anote suas medidas.
tamanho
do objeto (cm): ______ distância até o
objeto (m): ______
janela
do compasso: ______
Medida |
leitura da régua (cm) |
ângulo correspondente (°) |
1 |
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2 |
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3 |
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4 |
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5 |
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Valor Médio:
____________ ± ____________
Erro percentual:
____________
RESPONDA:
1.
Os erros são maiores para ângulos pequenos ou para ângulos grandes, ou não deu
para perceber variação significativa do erro com a variação do tamanho angular?
2.
O diâmetro angular aparente médio da Lua é 31¢ 5¢¢ ± 2¢ 19¢¢, sendo que a variação de tamanho se deve à
variação da distância da Lua à Terra durante um mês (órbita elíptica). O teu
compasso astronômico tem precisão suficiente para detectar a variação do
diâmetro aparente da Lua? Se ele não tem, como poderias modificá-lo de forma a
aumentar sua precisão?
Vamos agora medir o tamanho aparente do
nosso “objeto” a distâncias diferentes. Varie sua distância ao objeto de 2m,
4m, 8, 16m, até que o tamanho angular do objeto seja de aproximadamente 3° (as últimas medidas provavelmente deverão
ser feitas em espaço aberto).
Na tabela abaixo, anote suas distâncias
ao objeto (2a. coluna), a janela em que o objeto se encaixa (3a. coluna), a
leitura da régua (4a. coluna), e o s tamanhosangulares correspondentes (5a.
coluna).
Medida |
Distância (m) |
Janela (P, M ou G) |
Leitura na régua (cm) |
Tamanho angular (°) |
1 |
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2 |
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3 |
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4 |
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5 |
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6 |
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7 |
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8 |
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A
seguir “plote” todas as suas medidas em um gráfico TAMANHO ANGULAR versus
DISTÂNCIA. Conecte os dados através de uma curva suave.
RESPONDA:
1.
Pela curva obtida é verdade que, quando o objeto fica mais distante, menos fica
seu tamanho angular?
2.
Deduza a equação que expressa o tamanho angular (a) em função da distância (r)
para um dado diâmetro físico do objeto (a).
2.1.
Usando essa equação, repita a segunda tabela, colocando os valores esperados
para o tamanho angular do objeto em uma observação em condições ideais, e as
diferenças em relação aos valores medidos.
Medida |
Distância (m) |
Janela (P, M ou G) |
Leitura na régua (cm) |
Tamanho angular (°) |
1 |
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2 |
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3 |
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4 |
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5 |
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6 |
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7 |
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8 |
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3.
Plote a sua curva “ideal” no mesmo gráfico em que plotou os dados observados, e
compare as duas curvas. Não esqueça de usar cores diferentes ou símbolos
diferentes para as curvas.
3.1
A Curva dos dados observados expressa a relação verdadeira entre o tamanho
angular e a distância, ou os erros observacionais estão afetando muito a
“forma” da curva?
3.2
As diferenças entre as duas curvas são comparáveis aos erros determinados para
o compasso?
4.
A maioria dos objetos astronômicos está muito distante e, consequentemente, seu
tamanho angular é muito pequeno. Para ângulos muito pequenos, vale a relação sen
a » a (rad) , onde a é o ângulo.
4.1
Como fica então a equação que expressa a relação entre o tamanho angular e a
distância?
4.2
Qual seria a forma da curva obtida? A partir de que ponto, no seu gráfico de
tamanho angular versus distância, a curva fica parecida com esta forma?
5. Calcule o tamanho físico da Lua, assumindo que seu tamanho aparente é 0,5° e que sua distância a Terra é 384 400 km.
IV.
Trabalho de aplicação: Movimento da Lua entre as estrelas.
Medir
o movimento da Lua em relação a uma estrela brilhante, durante um mês. Para
controle do erro, medir também a separação entre as duas estrelas brilhantes.
Figura 1: Esquema de
fabricação do medidor de ângulos
Figura 2: Usando o medidor
de ângulos
Figura 3: Esquema sobre o
procedimento do cálculo do “tamanho”/distância angular
tan ( a/2 ) = ( a / 2 ) / R ® a = 2 arctan (a / 2R )
Para R grande e a pequeno ® a (rad) = a / R