Entendendo e avaliando princípios da Astrologia

 

Thaisa Storchi Bergmann & Henrique Aita Fraquelli

 

 

 

Objetivo:

Refletir sobre a astrologia, fazendo inferências críticas a alguns de seus princípios. Desmistificar a ciência astrológica através da inconsistência da definição astrológica de signo solar e sua verificação a partir do movimento dos corpos celestes “locais”.

 

 

Equipamento necessário:

Computador, programa de simulação do tipo planetário astronômico Cybersky (outro programa pode ser utilizado se conveniente), jornais e revistas que contenham previsões de horóscopos.

 

 

Introdução:

 

De acordo com a astrologia, a posição do Sol e demais astros do sistema solar nas casas do zoodíaco na data do nascimento determina as principais características da personalidade do indivíduo, e assim define os seus signos. Deste modo, cada indivíduo possui signos correspondentes a cada objeto celeste ao qual a astrologia reconhece influência. Assim, uma pessoa possui um signo solar (aquele que comumente chamamos de nosso signo), um signo lunar, um signo venusiano, etc. O signo correspondente a um objeto celeste é determinado pela associação da data do nascimento do indivíduo e pela constelação (zoodiacal) que este objeto se encontra quando deste momento.

 

Como cientistas estudando astronomia, podemos  investigar mais a fundo alguns dos princípios da astrologia. A intenção deste roteiro é a de verificar que a astrologia possui contradições internas que são incompatíveis com a visão científica atual. Não é a intenção deste roteiro refutar inquestionavelmente a astrologia, mas salientar algumas de suas contradições.  

 

 

Roteiro de atividades:

 

Questões que surgem são (responda as que estão em negrito):

 

1) O que são as casas do zoodíaco?

As chamadas casas do zoodíaco são delimitações entre as constelações do zoodíaco. As delimitações usadas atualmente são aprovadas pela União Astronômica Internacional, que é a entidade oficial mundial para definir padrões astronômicos. Confira estas delimitações no Cybersky.

 

2) O que é uma constelação? Qual é a associação existente entre as estrelas de uma mesma constelação? Qual o significado físico das delimitações entre as constelações? O que são as constelações do zoodíaco? Acione as delimitações das constelações do zoodíaco no Cybersky. Acione também a eclíptica. Por que constelações ela passa?

 

 

 

3) Abaixo voce encontra a lista dos signos do zoodíaco, em português e em inglês, para ajudar sua identificação no Cybersky. Utilize o Cybersky para investigar qual é a data da entrada e saída do Sol em cada constelação do zoodíaco. “Volte no tempo” até a data do seu nascimento para observar se existe alguma diferença nestas datas. Complete a última coluna da tabela abaixo com estas datas. Compare com as datas adotadas pela astrologia, listadas abaixo. O que conclui?

 

 

Signo (português)

Signo (em inglês)

Datas Astrológicas

Datas obtidas do Cybersky

Áries

Ram

21/03-20/04

 

Touro

Bull

21/04-20/05

 

Gêmeos

Twins

21/05-20/06

 

Câncer

Crab

21/06-21/07

 

Leão

Lion

22/07-22/08

 

Virgem

Maiden

23/08-22/09

 

Libra

Scales

23/09-22/10

 

Escorpião

Scorpion

23/10-21/11

 

Sagitário

Archer

22/11-21/12

 

Capricórnio

Sea Goat

22/12-20/01

 

Aquário

Water Bearer

21/01-19/02

 

Peixes

Fishes

20/02-20/03

 

 

 

 

4) O ponto gamma (ou áries) é um ponto de referência no zoodíaco. Lembre seu significado: ele marca a intersecção da eclíptica com o equador quando o Sol cruza este último vindo do hemisfério celeste sul para o norte. Como o seu nome indica, ele deveria estar na constelação de Áries (Ram).

(a) Verifique com o Cybersky onde ele está (pode ser na data de seu nascimento mesmo ou na data atual). Verifique em que data aproximada ele estava em Áries.

 

(b) Você deve ter ouvido falar na "Era de Aquário": ela terá início quando o ponto gamma entrar na constelação de Aquário. Utilize o Cybersky para obter a data aproximada do início da Era de Aquário.

 

(c) Por que a posição do ponto áries muda com o tempo?

 

 

5) Um experimento interessante foi realizado uns dez anos atrás utilizando horóscopos. Cinquenta e duas (52) pessoas receberam três textos contendo horóscopos que teriam sido preparados especialmente para elas, com base na sua data de nascimento. Mas somente um era um horóscopo “genuíno”, criado por um computador. O segundo era um horóscopo que era na verdade o “genuíno” de uma outra pessoa, escolhido aleatoreamente entre os demais 51 horóscopos. E o terceiro era um texto genérico, chamado de “Barnum text”, que tem um conteúdo como o que se segue: Você tem uma grande necessidade de ser querido e valorizado pelas outras pessoas. Você tem uma tendência de ser muito crítico consigo mesmo. Você tem um grande potencial que ainda não foi usado ... etc, ou seja, um texto contendo descrições positivas que se aplicam a qualquer um. Cada pessoa foi então solicitada a dar uma nota para cada texto, de acordo com sua adequação às suas  caracterísiticas. O resultado foi que os textos Barnum foram os que obtiveram melhores notas. Leia um horóscopo para avaliar se você concorda que os horóscopos sejam mesmo feitos utilizando estes textos que se aplicam a todas as pessoas.

 

6)  Escreva uma parágrafo dando sua opinião sobre a astrologia, indicando se encontra incoerências em relação à posição do Sol indicada pelo Cybersky e explicando o por que disto.