Vygotsky

Referenciais Teóricos

O referencial teórico utilizado como alicerce para o uso de tal abordagem foram as teorias cognitivistas de Lev Semenovitch Vygotsky e de David Ausubel, pois estão fundamentadas na cognição, onde o aluno conhece, compreende e dá significado ao assunto abordado.

Adotou-se para este projeto uma abordagem que relaciona a ciência com os avanços tecnológicos que esta propicia e as influências que a sociedade faz e sofre junto com esta evolução. Esta é a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

        Vygotsky defende que a aprendizagem depende fundamentalmente das relações sociais em que o educando está inserido, sendo através da mediação que o indivíduo transforma informações disponíveis em relações cognitivas.

          Para Ausubel, o conceito central está na aprendizagem significativa, que é um processo onde cada nova informação está ancorada em conceitos já presentes para o educando.            

 

 

 

 

Início   Referenciais   Contexto Social   Fotos   Depoimentos   Dissertação

 

Ausubel

 

   
Produzido por Jucelino Cortez