Primeira Etapa
Nesta etapa, ocorreu a apresentação e a busca do primeiro contato com o assunto. A apresentação foi feita utilizando um projetor multimídia e um computador para visualização de slides utilizando Powerpoint.
Visando valorizar conhecimentos já internalizados por meio das mídias e a troca de informações entre os participantes, os alunos foram convidados a organizar seis grupos de cinco alunos. Cada educando participa de dois grupos distintos, com colegas de pesquisa oriundos de outros grupos, a fim de estar sempre participando de forma indireta da evolução dos demais.
Já organizados, os estudantes foram na biblioteca da escola procurar por livros e revistas que tratavam sobre a radioatividade, independentemente do tipo de revista ou da disciplina do livro, sendo didático ou paradidático.
Cada indivíduo procurava aquilo que julgava pertinente à sua delimitação com exceção dos integrantes do grupo 6, que ainda tinha que fazer o registro do que estava ocorrendo.
Os alunos podiam retirar os livros e as revistas para consultas fora do horário escolar e deveriam organizar pequenos resumos daquilo que encontraram para posterior exposição ao grande grupo.
Ainda no mesmo encontro, depois da visita à biblioteca, já no laboratório de informática, os alunos procuraram, utilizando a Internet, por artigos, reportagens, históricos e informações didáticas sobre radioatividade relacionando com a linha de delimitação de cada grupo.
|
|
|
|