UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE FÍSICA
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física


                Este espaço é destinado a divulgação de uma proposta de ensino e é parte integrante da dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em ensino de Física, com a orientação da Profa. Dra. Sandra Denise Prado.

    O LEGADO DE MADAME CURIE

Uma abordagem CTS para o Ensino da Radioatividade

        Este trabalho apresenta uma proposta de ensino baseada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, para o ensino da radioatividade, aplicada aos alunos do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, em Sertão, Rio Grande do sul.

            A vida e o legado de Marie Curie serviram como tema introdutório e  motivador durante o desenvolvimento do estudo da radioatividade, realizado de forma interdisciplinar, contemplando conceitos e fenômenos e principalmente as aplicações.

            O desenvolvimento do trabalho foi dividido em etapas que contaram com questionários, pesquisas em livros e internet, construção de mapas conceituais, aulas expositivas, gravações de vídeos com perguntas dos educandos e no final, um seminário com participação, via gravações em vídeo, de especialistas em áreas relacionadas e uma vídeo conferência com o Professor Johnny Ferraz.

            Como fator para análise de resultados, foi observado o interesse e a mudança na forma de ver a ciência por parte dos envolvidos e a construção dos mapas conceituais.

 

 

Início   Referenciais   Contexto Social   Fotos   Depoimentos   Dissertação

 

 

 
Produzido por Jucelino Cortez