UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO
SUL
INSTITUTO DE FÍSICA
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Este espaço é destinado a divulgação de uma proposta de ensino e é parte
integrante da dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em
Ensino de Física, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, como requisito parcial para a obtenção do título de
mestre em ensino de Física, com a orientação da Profa. Dra. Sandra
Denise Prado.
O LEGADO DE MADAME CURIE
Uma abordagem CTS para o Ensino da Radioatividade
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino baseada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, para o ensino da radioatividade, aplicada aos alunos do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, em Sertão, Rio Grande do sul.
A vida e o legado de Marie Curie serviram como tema introdutório e motivador durante o desenvolvimento do estudo da radioatividade, realizado de forma interdisciplinar, contemplando conceitos e fenômenos e principalmente as aplicações.
O desenvolvimento do trabalho foi dividido em etapas que contaram com questionários, pesquisas em livros e internet, construção de mapas conceituais, aulas expositivas, gravações de vídeos com perguntas dos educandos e no final, um seminário com participação, via gravações em vídeo, de especialistas em áreas relacionadas e uma vídeo conferência com o Professor Johnny Ferraz.
Como fator para análise de resultados, foi observado o interesse e a mudança na forma de ver a ciência por parte dos envolvidos e a construção dos mapas conceituais.
|
|
|
|