5. Empreendedorismo aberto

As mudanças nas condições de produção e circulação da informação, do conhecimento e da cultura também trazem novas oportunidades e desafios para o mercado. Se por um lado a crença de que a viabilidade econômica de investimentos em inovação precisam ser baseados em monopólios viabilizados por segredos industriais, comerciais e outras formas de propriedade intelectual está sendo erodida pelo sucesso demonstrado de empreendedorismo aberto, por outro, o crescimento da demanda por tecnologias não limitadas pelos monopólios e a redução de custos associadas aos mecanismos de inovação de código aberto têm mostrado que as tecnologias livres e abertas são alternativas de potencial interesse nas novas lógicas de mercado.

O mercado de tecnologias livres teve sua origem nos anos 90 através do software livre. Este mercado tem crescido e pode ser ilustrado com o exemplo da RedHat, uma empresa que oferece soluções de software livre e serviços relacionados. Esta empresa declarou, no ano fiscal que se encerrou em fevereiro de 2015, um faturamento de US$ 1.79 bilhões, com lucro de US$ 180 milhões no ano1. Também existem milhares de pequenas e médias empresas de desenolvimento, suporte e treinamento de software livre.

O princípios dos modelos de negócio abertos que usualmente eram aplicados até então somente para o software livre, começaram a ser adaptados para o mercado de hardware aberto e livre. Empresas relativamente recentes, tais como Adafruit2 e SparkFun3, têm se mantido em plena expansão por meio de negócios colaborativos utilizando hardware aberto e livre. Para o CEO (do inglês Chief Executive Officer, ou diretor executivo) da Sparkfun, Nate Seidle, empresas que confiam demais em sua propriedade intelectual, acabam ficando defasadas, sofrendo de "obesidade de propriedade intelectual", assim que a tecnologia muda4. A Sparkfun é uma empresa desenvolvedora de componentes eletrônicos diversos, com faturamento acumulado em 75 milhões de dólares desde sua fundação em 2003 até o final de 20124, atingindo no ano de 2011 um faturamento de US$ 18.3 milhões5. Esta empressa é expoente dentro de um cenário com outras empresas desenvolvedoras de hardware aberto e livre com faturamentos milionários6.

Um desafio a ser superado reside em desconstruir a crença de que a abertura de um empreendimento o faz perder a capacidade de lucrar. Não há correlação direta entre estes fatores, tendo em vista os casos de prosperidade mencionados anteriormente, o que remete também à distinção de abertura e liberdade para gratuidade. A verdadeira mudança se apresenta na forma de organização do desenvolvimento do produto e não na sua rentabilidade.

É preciso avançar nos modelos de negócios que fazem uso de licenças permissivas e ao mesmo tempo não atuam de forma predatória aos grupos que criam e mantém a base da tecnologia livre e aberta. Este é um cenário recente, e é necessário que seja explorado e diversificado, que mantenha uma relação ética e se integre à ecologia de desenvolvimento das tecnologias livres e abertas, colaborando para sua melhoria e diversificação.

O Centro de Tecnologia Acadêmica disponibiliza suas tecnologias e ferramentas para o empreendedorismo aberto. Ao licenciar seus projetos com licenças permissivas, convida aqueles que tẽm contato com seus projetos a se apropriarem de sua tecnologia, tanto em suas atividades acadêmicas, como também para integração em atividades econômicas, sem discriminação e livre de cobrança de royalties. Com isto esperamos também estimular a capadidade empreendedora dos alunos que tem contato com estas tecnologias.

Notas:

1. RedHat Financial Statements http://investors.redhat.com/financials-statements.cfm Acesso em 8 de Janeiro de 2016.
2. Adafruit Industries. Disponível em: https://www.adafruit.com/about. Acessado em 8 de Janeiro de 2016.
3. Sparkfun Electronics. Disponível em:https://www.sparkfun.com/. Acessado em 8 de Janeiro de 2016.
4. Nate Seidle. Business Hat. Disponível em: https://www.sparkfun.com/news/963. Acessado em 9 de Janeiro de 2016.
5. Nate Seidle. IP Obesity. Disponível em: https://www.sparkfun.com/news/599. Acessado em 9 de Janeiro de 2016.
6. Limor Fried and Phillip Torrone. Million dollar baby: Businesses designing and selling open source hardware, making millions. Disponível em https://www.sparkfun.com/tutorial/news/fooeastignite2010.pdf. Acessado em 9 de Janeiro de 2016