Sobre

Sou Rafael Pezzi, professor no Instituto de Física da UFRGS deste 2010. Este site contém alguns links para materiais relacionados ao meu trabalho.

Centro de Tecnologia Acadêmica

Sou o fundador e atual coordenador do Centro de Tecnologia Acadêmica do IF/UFRGS. O Centro é dedicado ao desenvolvimento e aplicação de conhecimento livre e aberto: Recursos Educacionais Abertos, Software Livre, Hardware Livre e Aberto, Ciência Aberta…

Feixes de íons

Pesquisas realizadas no Laboratório de Físico-Química de Superfícies e Interfaces Sólidas (FQSIS) e Laboratório de Implantação Iônica entre 1998 e 2009. Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Mantenho colaboração ativa com o Laboratório de implantação Iônica para o desenvolvimento de software de controle de experimentos.

Flatus

O Flatus é um programa para simulação de curvas de excitação de análise por reações nucleares ressonantes e espectros de espalhamento de íons de energias intermediárias que foi desenvolvido ao longo de vários anos durante minhas atividades de iniciação científica, mestrado e doutorado. Disponível em ionscattering.org.

Estação de espectrometria

Estação para aquisição de dados de experimentos com feixes de íons elaborada por alunos de iniciação científica e tecnológica orientados por mim. Ver site do projeto para maiores detalhes.

Física de partículas

Em Novembro de 2015 a UFRGS passou a integrar a Colaboração ALICE (A Large Ion Collider Experiment) do CERN. Sou um dos pesquisadores envolvidos nesta iniciativa.

Estou atuando no desenvolvimento do Muon Forward Tracker (MFT), um detector de silício projetado para aprimorar a capacidade de determinação dos vertices das trajetórias observadas pelo espectrômetro de múons. O MFT irá ampliar a precisão de medidas de propriedades fundamentais do plasma de quarks de gluons (QGP - Quark Gluon Plasma) do detector ALICE. O MFT está descrito em detalhe no Muon Forward Tracker Technical Design Report.

Apresentação: Introdução ao Detector ALICE e seu upgrade (Dezembro de 2017)

Instrumentos livres e abertos

Pesquisa sobre instrumentos científicos e educacionais livres e abertos e suas aplicações.

Bancada de Hiperobjetos

A bancada dos hiperobjetos [1] consiste em infraestrutura para projeto, desenho, documentação e materialização de objetos livres de modo a permitir o livre compartilhamento de hardware e a livre colaboração para seu desenvolvimento. A bancada é composta por ferramentas livres para desenho e simulações de objetos e máquinas de fabricação personalizada, tais como impressoras 3D, fresadoras e outras máquinas de usinagem por controle numérico computadorizado (CNC). Esta bancada visa ser para o hardware aberto e livre o que o primeiro editor de texto (Emacs) e compilador de programas (GCC) do projeto GNU [4] representa para o software livre.

Exemplos de elementos da bancada de hiperobjetos:

  • KiCAD para projeto de circuitos eletrônicos [2] e
  • Fresadora PCI João-de-barro para sua fabricação [3].

Referências:

Nuvem Social

Aventuras no mundo das nuvens computacionais: a nuvem social.

Instrumentação Física (FIS01234)

Material do curso de Instrumentação Física está neste site. Ver também os slides das aulas (Ediçao 2016/1).

Física III - C (FIS01183)

Materiais de apoio ao curso de Física III - C

Site oficial do curso em http://www.if.ufrgs.br/fis183/.

Área 3 - Ondas

Área 4 - Óptica Geométrica

Atividades Wikipédia na Universidade

Wikiversidade

Mantenho algum material na Wikiversidade. Ver minha página de usuário.