SEMINÁRIOS SOBRE TÓPICOS ESPECIAIS
DE FÍSICA GERAL II
Leonardo Gregory Brunnet
IF-UFRGS

http://pcleon.if.ufrgs.br/~leon/semtop1

SÚMULA


Tópicos de mecânica, como leis de movimento, energia mecânica, momentum linear. Momentum angular, oscilações mecânicas, gravitação universal e relatividade especial.

I − METODOLOGIA


A prática em aula da disciplina consiste na apresentação de seminários. Os assuntos da relação do item III abaixo serão discutidos preparados por grupos e apresentados ao restante da turma. A apresentação dos assuntos deverá privilegiar uma abordagem mais conceitual do que matemática sem prejuízo do uso de ferramentas de cálculo quando necessário; o objetivo dos seminários é o de discutir os conteúdos de Física Geral em nível superior, já estudados em outras disciplinas, preocupando-se com a sua transposição didática para o ensino médio.

O seminário apresentado pelos alunos constará de uma exposição teórica (que pode ser complementada por demonstrações experimentais) e da resolução de no mínimo um problema. Sobre os seminários ministrados pelos alunos será adotada a seguinte sistemática:

  1. Serão constituídos grupos de 2 alunos.
  2. A cada grupo será designado um tema da relação constante no item III para ser apresentado em aula.
  3. No dia do seminário será sorteado um apresentador da exposição teórica e outro para conduzir a resolução de problemas.
  4. Durante o seminário, a critério do professor, poderá o apresentador ser substituído por outro integrante do grupo.
  5. No final do seminário, cada um dos assistentes fará uma avaliação qualitativa da apresentador: tempo, apresentação do quadro, profundidade da apresentação e linguagem.

II − AVALIAÇÃO


Para fins de atribuição de conceitos serão considerados os seguintes aspectos: Desempenho do aluno quando da apresentação dos seminários. Participação nas discussões. Realização dos trabalhos propostos. Pontualidade, assiduidade e assistência às aulas.

O professor registrará no início de cada encontro (dois períodos de aula) a presença dos alunos. Caso ocorra a chegada de um aluno além do início dos dois períodos − até 15 minutos depois do início − o professor registrará o atraso; a cada dois registros de atraso ou de saída da sala de aula durante os dois períodos regulamentares, será computado um período de aula como falta. O número máximo de faltas possíveis para atingir um determinado conceito é o seguinte: Conceito A − 4 horas-aula. Conceito B − 8 horas-aula. Conceito C − 10 horas-aula. e) Avaliação dos colegas. Observação: O professor se reserva o direito de modificar a sistemática dos seminários, bem como de propor alguma atividade adicional de avaliação.

III − Grupos

  1. Andressa e Leandro
  2. Leonardo e Rafael

IV − TÓPICOS PARA OS SEMINÁRIOS


  1. Movimento em uma e duas direções: posição, velocidade, aceleração.
  2. Força, Primeira e Segunda Leis de Newton
  3. Terceira Lei de Newton, Força Normal, Peso
  4. Atrito, Força de Arraste e Velocidade Terminal
  5. Movimento Circular Uniforme
  6. Trabalho
  7. Energia Cinética, relação entre Trabalho e Energia Cinética.
  8. Potência
  9. Energia Potencial
  10. Energia Mecânica e Conservação de Energia
  11. Trabalho de Forças de Atrito, Forças Não Conservativas
  12. Momento Linear, Leis de Newton e Conservação de Momentum
  13. Impulso
  14. Colisões Elásticas
  15. Colisões Não-Elásticas
  16. Momento Angular
  17. Momento de Inércia
  18. Torque
  19. Conservação do Momentum Angular
  20. Energia Cinética de Rotação e Trabalho
  21. Oscilações Mecânicas: Movimento Harmônico Simples
  22. Oscilações Mecânicas: Energia no MHS
  23. Gravitação: Lei de Newton da Gravitação
  24. Gravitação: Órbitas Circulares, Cálculo da aceleração
  25. Relatividade Especial: Motivação, Postulados
  26. Relatividade Especial: Simultaneidade
  27. Relatividade Especial: Tempo Próprio, Dilatação Temporal
  28. Relatividade Esperical: Contração Espacial
  29. Relatividade Especial: Transformações de Galileu e Lorenz
  30. Relatividade Especial: Invariante de Lorenz, Diagramas Espaço-Tempo, Linha do Mundo
  31. Paradoxo dos Gêmeos


Leonardo Gregory Brunnet 2017-09-15