NIS©2002 LEONARDO BRUNNET

NIS é uma sigla para representar o sistema de informações da rede (Network File System). Através do NIS é possível que um usuário entre em qualquer estação do domínio NIS usando a mesma senha e o mesmo ``shell''. Em qualquer destas estações este mesmo usuário pode trocar sua senha ou seu ``shell'', as atualizações sendo automaticamente repassadas para o(s) servidor(es) de NIS.

A estrutura conceitual de um ambiente NIS é composta por um domínio NIS, por um ou mais servidores de NIS e pelas estações clientes NIS. O domínio é definido pelo conjunto das estações que compartilham o nome de domínio (domainname) estando este nome definido na configuração de cada máquina do domínio. Digite,

$ domainname

mataatlantica

para descobrir o nome de seu domínio NIS. Vale a pena salientar que as máquinas que compõem um domínio de IP da rede (e.g. abaixo de 143.54.2. ) não pertencem necessariamente ao mesmo domínio NIS. A rede NIS é construída sobre a rede IP. Assim, nada impede que, por exemplo, uma estação pertencente a um domínio NIS sirva arquivos a uma estação fora deste domínio.

A estrutura servidor-cliente de um dado domínio NIS é realizada por dois ``daemons'' lançados durante a inicialização do sistema: ypserv que roda no servidor e o ypbind que roda nos clientes e no servidor. Se você tem um instalador rpm (distribuições RedHat, Mandrake) pode facilmente instalar estes programas encontrados sob os nomes: ypserv-versão.rpm e ypbind-versão.rpm.

Para que as coisas funcionem do lado do cliente basta que você informe qual o IP do servidor e rode o programa ypbind na inicialização do sistema. Isto tudo pode ser feito a partir do linuxconf. Não esqueça que o ypbind também deve rodar no servidor.

Do lado do servidor as coisas são um pouco mais complexas. Ao instalar o ypserv-versão.rpm será criada uma estrutura de diretórios: /var/yp. Abaixo desta estrutura você deve criar um diretório com o nome do seu domínio NIS:

$ mkdir /var/yp/mataatlantica
No subdiretório /var/yp você encontrará um arquivo, Makefile. Todas as informações que você quer difundir pelo seu domínio NIS são feitas através de mapas NIS. Estes mapas serão produzidos quando você digitar make neste diretório. Este comando seguirá a configuração da referida Makefile. Editando a Makefile você escolhe quais são os mapas que devem ser distribuídos no seu domínio.

leon 2008-08-19