XMgr/XMgrace©2002 MARLON SCHMITZ

Este programas possuêm uma filosofia bem diferente do GNUPlot, uma vez que se baseiam em uma interface gráfica muito intuitiva que ajuda trabalhar, principalmente para os usuários que não se adaptam bem a linha de comando. Estes programas possuêm a limitação: de só pode fazerem gráficos em duas dimensões.

Figura 5.8: XMGR

Não explanarei muito sobre estes programas aqui no material escrito, porém nos ateremos na parte prática onde mostra-se mais proveitoso.

Serei breve:

Para se ler um arquivo de dados via arquivo basta clicar em

\fbox{FILE} - \fbox{READ} - \fbox{BLOCK DATA}

Aparecerá então uma tela de abertura de arquivos que permite selecionar o arquivo a ser lido. Após ele irá perguntar como deve ser lido este arquivo, isto é será mostrado quantas colunas e quantos dados tem e cada coluna para que você possa escolher as colunas de dados que se quer plotar. Você pode escolher o tipo de gráfico, $ xy$, $ xy$ com erro em $ x$, $ y$ ou ambos, etc...

Clicando duas vezes no fundo do gráfico ele irá lhe mostrar uma tela de formatação de gráfico e assim por diante clicando duas vezes nos eixos você formata-os , etc...

Figura 5.9: XMGR - ler arquivo

O XMgrace, ou simplemente grace, é o programa que já substituiu o XMgr, porém ele ainda não vem como pacote padrão nas distribuições, mas é de relativa facilidade ``baixar'' este pacote.

Figura 5.10: XMGRace

leon 2008-08-19