Infra-estrutura disponível para realização do projeto


     O Projeto deverá ser executado com a infraestrutura de pesquisa disponível nos laboratórios e centros de pesquisa que fazem parte do mesmo. A infraestrutura e equipamentos disponíveis são apreciáveis. Aqui são mencionados apenas os maiores e mais importantes.

Laboratórios de síntese e purificação de nanotubos de carbono da UFMG e UNICAMP - Equipamentos de processamento físico e químico de metais e semicondutores para fabricação controlada de nanotubos.

Laboratórios de microscopia por varredura de sonda: PUC-Rio, LNLS (UHV-STM e AFM), CETEC-MG (STM, AFM) e UFMG (AFM). - Equipamentos de microscopia por varredura de sonda (STM e AFM) em diferentes configurações, in-situ em câmaras de preparação e em ultra-alto vácuo.

Laboratórios de Epitaxia de Semicondutores: UFMG (MBE), PUC-Rio (MOVPE) e UNICAMP (CBE).
- Equipamentos de crescimento epitaxial de filmes de semicondutores compostos III-V e super redes por diferentes métodos físicos e químicos.

Laboratórios de síntese de nano-estruturas e caracterização com mais de vinte técnicas de análise adequadas para investigação de sistemas nano-estrutrados.

Laboratórios de Microscopia Eletrônica do LNLS, da PUC-Rio, da UFRGS e CETEC-MG. Litografia por feixe eletrônico com resolução nanométrica da UFMG. - Microscópios eletrônicos de transmissão e de varredura, sendo vários deles com resolução atômica.

Laboratórios de magnetismo da UFPE, UNICAMP, CBPF, UFMG, e UFRJ. Deposição de multicamadas magnéticas com espessuras nano-métricas e sub-nanométricas e síntese de nano-estruturas (pós e aglomerados) magnéticos. Caracterização por magnetometria, magnetoluminescência, magnetotransporte e ressonâncias magnéticas.

Laboratórios de Superfícies e Interfaces Sólidas, Implantação Iônica e Nano-traçadores Isotópicos da UFRGS. - Equipamentos de modificação de superfícies por deposição de íons de toda a tabela periódic a energias de eletron-volts, análise e caracterização de superfícies e interfaces com métodos de feixes de íons de baixas (LEIS), médias (NRP) e altas (NRA, RBS) energias. Análise de superfícies e interfaces por espectroscopia de fotoelétrons resolvida em angulo

Laboratório de Pesquisas Fotovoltaicas da UNICAMP - Equipamento de deposição, dopagem e caracterização de superfícies, filmes e interfaces semicondutoras.

Laboratório Associado de Sensores e Materiais Nano-estruturados do INPE - Equipamento de deposição de filmes de carbono amorpho e diamond-like por métodos físicos e químicos. Caracterização das prorpriedades mecânicas e tribológicas.

Laboratórios de Síntese Química do LNLS, Laboratórios de Síntese Química da UFPR e Laboratórios de Síntese Química da UFMG : técnicas de Langmuir de filmes nano-estruturados, síntese química de nano-estruturas mono-dispersas, materiais de matriz polimérica, processamento via sol-gel.

Caracterização de filmes, superfícies e interfaces usando radiação síncrotron. Métodos de difração de raios-X, EXAFS, XPS, UPS emuitos outros.

Laboratórios de espectroscopia óptica da UFMG e do GPO da UNICAMP - equipamentos de caracterização ótica por espalhamento Brillouin, fotoluminescência, espectroscopia Raman, espectroscopia no infra-vermelho por transformada de Fourier.

Laboratórios de simulação computacional e modelagem matemática - Supercomputadores e processamento paralelo da UFRGS, USP, UERJ, PUC-Rio, UFF, UNICAMP, LNLS, UFMG e UFRJ.