Objetivos, metas e justificativas


     Já existem no país vários esforços de pesquisa em preparação e estudo experimental e teórico de sistemas nano-estruturados, das quais fazem parte da rede aqui proposta os seguintes laboratórios distribuídos geograficamente pelas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, entre os quais destacamos:

Laboratórios de síntese e purificação de nanotubos de carbono da UFMG e UNICAMP.

Laboratórios de microscopia por varredura de sonda: PUC-Rio, LNLS (UHV-STM e AFM), CETEC-MG (STM, AFM) e UFMG (AFM).

Laboratórios de Epitaxia de Semicondutores: UFMG (MBE), PUC-Rio (MOVPE) e UNICAMP (CBE). Laboratórios de síntese de nano-estruturas e caracterização com mais de vinte técnicas de análise adequadas para investigação de sistemas nano-estrutrados.

Laboratórios de Microscopia Eletrônica do LNLS, da PUC-Rio, da UFRGS e CETEC-MG. Litografia por feixe eletrônico com resolução nanométrica da UFMG.

Laboratórios de magnetismo da UFPE, UNICAMP, CBPF, UFMG, e UFRJ. Deposição de multicamadas magnéticas com espessuras nano-métricas e sub-nanométricas e síntese de nano-estruturas (pós e aglomerados) magnéticos. Caracterização por magnetometria, magnetoluminescência, magnetotransporte e ressonâncias magnéticas.

Laboratórios de Superfícies e Interfaces Sólidas, Implantação Iônica e Nano-traçadores Isotópicos da UFRGS.

Laboratório de Pesquisas Fotovoltaicas da UNICAMP.

Laboratório Associado de Sensores e Materiais Nano-estruturados do INPE.

Laboratórios de Síntese Química do LNLS, Laboratórios de Síntese Química da UFPR e Laboratórios de Síntese Química da UFMG : técnicas de Langmuir de filmes nano-estruturados, síntese química de nano-estruturas mono-dispersas, materiais de matriz polimérica, processamento via sol-gel.

Laboratórios de espectroscopia óptica da UFMG e do GPO da UNICAMP (espalhamento Brillouin, fotoluminescência, espectroscopia Raman, espectroscopia no infra-vermelho por transformada de Fourier).

Laboratórios de simulação computacional e modelagem matemática da UFRGS, USP, UERJ, PUC-Rio, UFF, UNICAMP, LNLS, UFMG e UFRJ.

Diversos laboratórios emergentes, na UFF, PUC-RS, UFV, UFL, UFPR, e UFU .

O presente projeto visa a coordenação destes esforços para poder realizar pesquisa competitiva na fronteira do conhecimento, promovendo a operação em rede, a utilização eficaz da infra-estrutura instalada, a ação focalizada em áreas de pesquisa onde existe reconhecida capacidade e experiência, e o contato permanente com o setor produtivo. A principal meta é a consolidação desta rede como uma referência nacional no campo da Nano-ciência e Nano-tecnologia. São também objetivos desta rede a formação de recursos humanos e a publicação dos resultados em periódicos de grande impacto.

O objetivo geral é a produção e o estudo experimental e teórico de materiais cujas propriedades dependam diretamente das características de sua nano-estrutura.