IV. Propriedades do telescópio

 

            Monte o seu telescópio de acordo com as instruções do fabricante (ou construa um a apartir das duas lentes e do tubo,  adaptando uma das lentes em um dos tubos e a outra no outro.  Para focar o telescópio, mire em um ponto distante do horizonte (ou na Lua), e deslize um canudo dentro do outro até que a imagem apareça bem nítida.

 

            Os telescópios são caracterizados, geralmente, pelo diâmetro da objetiva por sua razão focal (f/n).

 

17.  A objetiva do telescópio é a lente ou espelho principal, usada para captar luz, como um grande “olho”. A ocular é a lente que fica junto ao olho, e que serve para ver a imagem formada pela objetiva no plano focal do telescópio. Qual  diâmetro da objetiva? (Responda na linha 2 da tabela)

 

18.  O poder de captar luz (P.C.L.) de um telescópio é proporcional à área da objetiva (lente ou espelho), ou seja, é proporcional ao quadrado do diâmetro (D²) da objetiva. Assumindo que o olho humano adaptado ao escuro tem um diâmetro de 5 mm, calcule quantas vezes maior é o poder de captar luz (P.C.L.) de seu telescópio. (linha 3)

 

19.  A luminosidade do telescópio é especificada pela sua razão focal (f/n), onde o número n indica a razão entre a distância focal da objetiva (f) e o diâmetro da objetiva (D), ou seja:

 

 

            Por exemplo: um telescópio de 10cm de diâmetro e razão focal f/9, tem distância focal de 90cm. Quanto menor o n, menor é a distância focal da objetiva, e maior será a luminosidade.

            Qual a luminosidade de seu telescópio? (linha 4)

 

20.  O poder resolutivo é outra característica muito importante dos telescópios, e é o que define a menor separação angular que pode ser alcançada entre duas fontes pontuais.

            Chamando essa separação de α, ela é definida por:

α(radianos) = 1,22 λ/D
ou
α(") = 1,22 x 206265 λ/D

O número 1,22 na fórmula acima vem do primeiro mínimo do padrão de difração de uma fonte pontual.

 

            Qual o poder de resolução do seu telescópio? (linha 4)

 

21.  O aumento do telescópio é a razão entre o diâmetro angular aparente de um objeto com o telescópio e ele. Esse aumento é determinado pela razão entre as distâncias focais da objetiva (f) e da ocular (f').

 

22.  O tamanho da imagem formada no plano focal do telescópio é o produto do tamanho angular do objeto no céu, em radianos, pela distância focal do telescópio, ou seja, chamando s o tamanho linear da imagem no plano focal, e u o tamanho angular da imagem no céu,

 

                                                                      

 

            Calcule o tamanho da imagem formada no plano focal de seu telescópio, e o escreva na linha 6 da tabela. Esse tamanho da imagem “teórico” é parecido com o tamanho realmente medido para a imagem formada pela lente? (Veja na tabela anterior.)

 

 

 

 

23.  A escala do telescópio, dada em ''/mm, é a razão entre o tamanho angular ada imagem no céu e o tamanho (linear) da imagem formada. Expressando s e f em mm, e u em '', a escala é dada por:

 

 

            Escreva a escala do telescópio na linha 7. Essa escala é parecida com a calculada na tabela anterior?

 

1.

Características do telescópio usado

2. Diâmetro da objetiva

 

3. P.C.L.

 

4. Luminosidade

 

5. Poder de Resolução

 

6. Aumento

 

7. Tamanho da imagem

 

8. Escala

 

 

 

Telescópios

 

1.  Comparado com o olho humano (D 5mm), quando mais luz capta um telescópio de 10cm? De 1m? De 10m?

 

2.  O telescópio de 1,60m do LNA tem razão focal f/13,5. Qual a sua distância focal? Qual a escala de imagem?

 

3.  A Lua tem um diâmetro angular de 30' e é fotografada usando um telescópio de distância focal f=5m. Qual o tamanho da imagem da Lua no filme?

 

4. Um telescópio f/12 de 50cm de diâmetro é usado para medir a separação de estrelas duplas. (a) Qual a sua escala? (b) Duas estrelas estão separadas por 2'' no céu, qual a sua separação no plano focal do telescópio?

 

5.  Um telescópio f/10 tem diâmetro de 50cm. (a) Qual o seu poder de resolução no visual (λ = 5000 Å)? (b) Compare seu poder de resolução com o do telescópio espacial (D=2,4m).

 

6.  Qual a menor distância que duas estrelas podem estar separadas no céu para que possam ser “resolvidas” a olho nu?