FIS02016 - Astronomia de Posição - Profa. Maria de Fátima O. Saraiva

 

Nosso lugar no universo


 
 

O universo visto do nosso lugar


>

Cometas no céu do Atacama
 

Horizonte e Pontos Cardeais
O horizonte é o plano tangente à Terra no lugar em que se encontra o observador. Esse plano delimita a porção da esfera celeste que conseguimos enxergar. Os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste são as quatro principais direções sobre o horizonte, ortogonais entre si. O ponto cardeal sul é o ponto do horizonte na direção do qual devemos ir sempre para chegar ao polo sul terrestre. Astronomicamente, é determinado como a projeção, no horizonte, do polo celeste sul.

Esfera Celeste
texto completo

: Eixos fundamentais Plano fundamentais

Pontos importantes

Definições:

Horizonte: plano tangente à Terra no lugar em que se encontra o observador. Como o raio da Terra é desprezável frente ao raio da esfera celeste, considera-se que o Horizonte é um círculo máximo da esfera celeste, ou seja, passa pelo seu centro.

Zênite: ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a A vertical do lugar é definida por um fio a prumo.

Nadir: ponto diametralmente oposto ao Zênite.


Esfera celeste vista "de fora" (à esquerda) e da perspectiva de um observador em um local do hemisfério sul, para quem o polo elevado é o polo sul (à direita). A elevação do polo celeste em relação ao horizonte depende da latitude em que se encontra o observador. Crédito: Adriano Pieres

Equador Celeste: círculo máximo em que o prolongamento do equador da Terra intercepta a esfera celeste.

Polo Celeste Norte: ponto em que o prolongamento do eixo de rotação da Terra intercepta a esfera celeste, no hemisfério norte.

Polo Celeste Sul: ponto em que o prolongamento do eixo de rotação da Terra intercepta a esfera celeste, no hemisfério sul.

Círculo vertical: qualquer semi-círculo máximo da esfera celeste contendo a vertical do lugar. Os círculos verticais começam no Zênite e terminam no Nadir.

Ponto Geográfico Norte: ponto em que o círculo vertical que passa pelo Polo Celeste Norte intercepta o Horizonte. É também chamado Ponto Cardeal Norte.

Ponto Geográfico Sul: também chamado Ponto Cardeal Sul, é o ponto em que o círculo vertical que passa pelo Polo Celeste Sul intercepta o Horizonte. A linha sobre o Horizonte que liga os pontos cardeais Norte e Sul chama-se linha Norte-Sul, ou meridiana. A linha Leste-Oeste é obtida traçando-se, sobre o Horizonte, a perpendicular à meridiana.

Círculo de altura: qualquer círculo da esfera celeste paralelo ao Horizonte. É também chamado almucântara, ou paralelo de altura.

Círculo horário ou meridiano: qualquer semi-círculo máximo da esfera celeste que contém os dois polos celestes. .

Meridiano Local: é o meridiano que passa pelo Zênite .

meridiano
Paralelo: qualquer círculo da esfera celeste paralelo ao equador celeste. É também chamado círculo diurno.

meridianos
Eclíptica: A trajetória aparente do Sol na esfera celeste ao longo de um ano se chama eclíptica. O plano que contém essa trajetória é o plano da órbita da Terra.
Ponto Áries e Ponto Libra: São os pontos em que o equador intercepta a eclíptica. O ponto Áries (também chamado ponto Gama, ou ponto Vernal), é ocupado pelo Sol no início da primavera boreal, no equinó,cio de março; o ponto Libra (também chamado ponto Ômega), é ocupado pelo Sol no início da primavera austral, no equinócio de setembro.



Relações entre medidas angulares e medidas de tempo

Como a rotação da Terra em torno de seu próprio eixo percorre 360° em 24 horas:

1 h = 15°
1 m = 15'
1 s = 15"



Estimando ângulos com as mãos

angulos lua







 
Questões de revisão .


 



 
  Volta
Página da disciplin a